PRODUÇÃO DE EXSICATAS PARA ESTUDOS TAXONÔMICOS APLICADO AO ENSINO

Autores

  • Yara Neuma de Souza Alves
  • Sávio Justino da Silva
  • Ligia Queiroz Matias

Resumo

Aspectos variados de como as áreas verdes do campus do Pici da UFC podem influenciar para a melhoria do ensino como a análise dessa área para a utilização de material florístico como recurso natural em aulas de botânica. Desta forma, os bolsistas trabalharam com o mapeamento da área, identificando e catalogando as diversas espécies existentes no campus, depois coletando amostras para a produção de exsicatas para estudos taxonômicos aplicado ao ensino. Depois da coleta desse material botânico, passa-se pelo processo de herborização onde as plantas são desidratadas em prensas dispostas em estufas. Eu fiquei responsável pelo processo de montagem e conservação dessas exsicatas que foram produzidos nos laboratórios de Taxonomia de Angiospermae. Eu utilizei vários instrumentos como tesouras, estiletes, papéis, placas de vidro, cola isopor, mesas, caixas e verniz para a conservação do material. O material preparado são kits para o ensino de botânica, sendo eles sementes, frutos, folhas e ervas inteiras. É importante a criação de trabalhos nessa área pois além de termos um maior conhecimento sobre a grande flora existente no campus, também enriquece e melhora a qualidade do ensino no sentido de proporcionar maiores práticas ao aluno, fazendo eles terem um maior contato com o material a ser estudado e, portanto, facilitando o aprendizado. Essa experiência foi muito relevante para mim, pois me proporcionou um maior conhecimento sobre essa área tão importante na atualidade.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Alves, Y. N. de S., Justino da Silva, S., & Matias, L. Q. (2017). PRODUÇÃO DE EXSICATAS PARA ESTUDOS TAXONÔMICOS APLICADO AO ENSINO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5415. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30439

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica