PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO FORTALEZA OCULTA: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL
Resumo
O projeto “Fortaleza oculta” vem sendo desenvolvido a cerca de dois anos por um grupo interdisciplinar de pesquisa – design, computação e mídias digitais - e tem como objetivo criar estratégias para a produção de jogos educativos para celular, voltados para a educação patrimonial. O conceito e a jogabilidade têm como fundamento uma maior interação com a cidade de Fortaleza a partir da construção de personagens e de mecânicas que são próprias dos jogos pervasivos com realidade aumentada. O desenvolvimento técnico do projeto está ancorado nas ferramentas oferecidas pela plataforma de autoria Lagarto, desenvolvida por pesquisadores da área da computação, enquanto os processos de criação e arte vêm sendo concebidos por pesquisadores das áreas de design e mídias digitais. O foco principal da minha atuação como bolsista nesta pesquisa está associado á modelagem em 3D de elementos e personagens do jogo, como o Bode Ioiô, por exemplo. O programa que está sendo utilizado é o “Blender”: uma ferramenta multiplataforma de fácil acesso e simples de se trabalhar, mas que é capaz de obter resultados satisfatórios para o objetivo proposto. Ainda, levando em consideração a pouca experiência que tinha com o referido software, tornou-se necessário que treinasse inicialmente para obter prática e então poder produzir material a ser empregado no desenvolvimento do projeto. Desse modo, a presente proposta continua progredindo por partes visando à criação de uma ferramenta inovadora de ensino e entretenimento digital aliada a uma proposta importante de despertar no público interesse em buscar conhecimento e valorizar a sua herança cultural.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
De Carvalho, M. M. dos S., & Marinho, C. T. (2017). PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO FORTALEZA OCULTA: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5418. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30442
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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