PROJETO FEIJÃO CAUPI
Resumo
As atividades referentes ao projeto, intitulado "Feijão Caupi", foram realizadas no Laboratório de Análise de Sementes, que é pertencente ao Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará-UFC, e dentre estas a atividades, serão discorridas neste trabalho: o beneficiamento de sementes de feijão caupi (Vigna unguiculata), cultivadas no viveiro experimental do laboratório de análise de sementes; a realização de testes de germinação; e preparo de substratos para a realização de experimento. O beneficiamento das sementes, consiste na colheita das vagens, em seguida são debulhadas e realizada uma limpeza (retirada de impurezas e sementes de que não apresentam as características desejadas) nas mesmas para que estas sejam armazenadas. Os testes são realizados em um papel especial, que tem como finalidade servir de substrato, ao alocar as sementes no papel, que é enrolado formando um rolo, os mesmos são colocados em uma câmera na qual se permite controlar a temperatura e a luminosidade no seu interior, promovendo dessa forma um ambiente propicio para o desenvolvimento do embrião, e da plântula até um determinando estágio, e após são feitas as leituras do número de sementes germinadas. Foi feito também preparo de substrato, com areia e esterco de ovino, e envasado para a realização de experimento com ciúme, também conhecida por flor de seda ou hortensia (Calotropis procera), na qual será testado níveis de herbicida, para controle das mesmas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Silva, A. do N., & Dutra, A. S. (2017). PROJETO FEIJÃO CAUPI. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5427. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30451
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.