PROJETO LER - UMA VIVÊNCIA DO INCENTIVO À LEITURA E DAS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DA UFC
Resumo
O projeto LER – Literatura, Engenharia e Reflexão foi idealizado com a intenção de promover, aos alunos do Centro de Tecnologia - CT da UFC, a discussão e o incentivo à leitura. Além disso, possibilitar aos alunos um espaço de interação como maneira de explorar seus horizontes culturais e a compreensão do ambiente que os cercam. O desenvolvimento do hábito de leitura e do diálogo podem ser vistos como modo de nos apropriarmos de uma ideia e assim tomarmos consciência de nossas importâncias sociais e profissionais. Levando em consideração esses aspectos, o objetivo é estabelecer uma oportunidade de comunicação para que os participantes possam usufruir desse projeto ao longo de suas carreiras acadêmicas e profissionais. Buscamos utilizar uma metodologia ampla, não utilizando apenas as leituras de livros e textos, mas também a leitura da arte em formas variadas. Para isso, propomos a leitura e discussão de textos literários, visitas aos equipamentos culturais e artísticos da Cidade e da Universidade, divulgação de eventos culturais, assim como a apreciação de músicas, filmes, pinturas, esculturas, danças, enfim, diversos tipos de arte. Propomos também o compartilhamento de livros no CT em um espaço a ser criado. Dentro desse contexto, sabendo que a reflexão é importante para a formação do senso crítico, espera-se que a ampliação do hábito de leitura pelos alunos do CT possa trazer benefícios, entre eles, o desenvolvimento do pensamento crítico, considerando os valores éticos e morais e visando à liberdade de pensamento. A leitura é de grande relevância na formação de cidadãos conscientes e de bons engenheiros que devem, cotidianamente, interpretar uma diversidade de questões. Nossa expectativa é que aqueles que vivenciarem o projeto LER possam ter uma formação humana mais ampla com maior capacidade de reflexão, senso crítico e expressão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Carneiro, R. de S., Castro e Silva, M. C., & Rodrigues Filho, L. G. (2017). PROJETO LER - UMA VIVÊNCIA DO INCENTIVO À LEITURA E DAS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5430. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30454
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.