PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E JUVENTUDE: UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
Resumo
O presente trabalho está relacionado com a atuação em projetos de pesquisa de duas teses vinculadas ao Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM), cujas investigações visam analisar como as implicações psicossociais da pobreza impactam na permanência dos estudantes da UFC. As atividades desenvolvidas consistiram em auxiliar no arquivamento, formatação e categorização dos documentos (artigos, dissertações e teses) da revisão sistemática do tema Permanência de Estudantes Pobres nas Universidades Públicas Brasileiras, que foram analisados com o auxílio do software Atlas ti. Foi realizada capacitação para utilização do software. A atuação também incluiu o apoio administrativo para a realização do curso de extensão “Juventude e Políticas Públicas: Teorias e Técnicas de Pesquisa e Intervenção”, facilitado pelas doutorandas das pesquisas, que teve como objetivo subsidiar intervenções e pesquisas na temática da Juventude no contexto das políticas públicas. Além disso, a inserção no NUCOM possibilitou a participação em diversas atividades e eventos realizados pelo núcleo, como o conhecimento e participação como observadora dos projetos de extensão e do planejamento estratégico de atividades do núcleo, assim como a participação na divulgação e na venda de livros do NUCOM durante o VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira (JUBRA). A expectativa futura consiste na participação da inserção em campo para apoio à abordagem e às atividades de coletas de dados com jovens universitários em situações de pobreza.Consideramos que a atuação como bolsista nas pesquisas tem sido de extrema importância, tendo em vista que possibilita a construção de novas habilidades e conhecimentos a respeito da produção de uma investigação científica, do desenvolvimento de cursos de capacitação e do funcionamento do núcleo, configurando-se como relevantes para a formação pessoal e profissional do estudante universitário e para o enfrentamento de desafios na vida acadêmica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Melo Almeida, Y. L., Abreu, M. K. de A., Sousa Silva, A. M., & Ximenes, V. M. (2017). PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E JUVENTUDE: UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5437. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30461
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.