RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO MUSICAL E COMPUTAÇÃO EM NUVEM: UM APANHADO GERAL
Abstract
O termo "computação em nuvem" (cloud computing), na contemporaneidade, tem sido utilizado de maneira extremamente recorrente. De fato, é comum ouvir do público em geral, que utilizam essa tecnologia para aplicações pessoais, expressões como "armazenamento em nuvem" ou ‘’colocar na nuvem”. Por definição, computação em nuvem é um paradigma tecnológico bem consolidado de utilização de recursos computacionais sob demanda, segundo o qual infraestrutura de hardware, software e plataformas para o desenvolvimento de novas aplicações são oferecidos como serviços disponíveis remotamente e em escala global. O presente projeto se integra a uma pesquisa maior, voltada à construção de aplicações musicais por meio de uma arquitetura em nuvem. O contexto desta pesquisa se insere na área de Recuperação da Informação Musical (Musical Information Retrieval), que é uma área de estudos multidisciplinar, cujo um de seus objetivos é a construção de modelos computacionais capazes de representar, buscar, acessar, manipular, modificar e utilizar informação sonora e musical de maneira adequada. Nesse contexto, faremos aqui uma revisão sistemática sobre o tema supracitado. Nesta revisão, serão levantadas questões pertinentes à temática da pesquisa que, através da identificação e análise do estado arte, serão devidamente respondidas. A revisão sistemática propriamente dita servirá como insumo para a posterior publicação de um artigo científico.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-08
How to Cite
Ribeiro, J. C., & Neto, E. T. de L. (2017). RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO MUSICAL E COMPUTAÇÃO EM NUVEM: UM APANHADO GERAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5444. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30468
Issue
Section
II Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.