REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E ESPACIAL DA AGROINDÚSTRIA DE LATICÍNIOS DO CEARÁ
Resumo
A reestruturação produtiva e espacial da agroindústria de laticínios, requer um estudo dessa temática. Essa atividade tem como principais regiões as bacias leiteiras do estado do Ceará com os polos de Sobral, Vale do Curu, Fortaleza, Quixeramobim, Inhamuns, Cariri, Alto Salgado e Médio Jaguaribe. Estes experienciam a mudança no modelo de produção na cadeia produtiva do leite. A produção de leite no Ceará é uma das maiores do Brasil, com um total aproximado de 561.325 vacas ordenhadas e uma produção de 455.452 litros de leite por dia. Apesar da seca que afeta o Ceará há cinco anos, a produção de leite para agroindústria se manteve estável até o momento, sendo o principal fator para a manutenção da demanda interna e de exportação do mercado leiteiro. Esse fato decorre da irrigação para suporte forrageiro do rebanho bovino leiteiro com aproximadamente 5 mil hectares em todo o Ceará. Nesse sentido, este projeto tem como objetivos, entender por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa cartográfica, levantamento de dados e análises de informações, os impactos dessa transformação no modelo de produção na agroindústria em relação à agropecuária familiar, que tem expressiva participação econômica nesse segmento, no diálogo comercial do campo com o meio urbano e a mudança espacial nas regiões das principais bacias leiteiras. Como também, discutir medidas que fortaleçam o agricultor familiar camponês nesse cenário de seca, a fim de evitar o desemprego estrutural.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Souza do Nascimento, F. D., Gomes de Alencar, F. A., & Vieira Muniz, A. M. (2017). REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E ESPACIAL DA AGROINDÚSTRIA DE LATICÍNIOS DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5447. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30471
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.