REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O USO DE REDES SOCIAIS COMO RECURSO DIDATICO PARA INTERAÇÃO A PARTIR DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL.
Resumo
O presente projeto desenvolvido no Laboratório de Pesquisas Multimeios /UFC considera que as redes sociais agem como importantes Interfaces Digitais Interativas- IDI. Como objetivo geral este trabalho consiste na elaboração de textos e socialização de produções áudio-visuais no Facebook, SoundCloud, YouTube e Blog. Como objetivos específicos podemos citar o estímulo da leitura, da produção, da sistematização, e da crítica de diversos materiais audiovisuais produzidos nos contextos da disciplina de educação a distância e do projeto de extensão Centros Rurais de Inclusão Digital (CRID), além de propiciar a troca de conhecimentos, valorizando o letramento na compreensão e produção audiovisual, numa perspectiva WebComunicativa. A metodologia de cunho qualitativa, descritiva e exploratória ma qual desenvolvemos princípios da WebComunicação com os alunos e promovemos a realização de debates na rede social Facebook acerca das Produções audiovisuais dispostas no YouTube e blog. Nesse contexto o projeto se destina a participação dos sujeitos professores, bolsistas, alunos matriculados na disciplina de Educação a Distância e público do CRID, traçando estratégias fundadas no ensino mediado por redes sociais desenvolvida por Melo (2011, p.12), assim como da Sequência Fedathi, objeto de estudo nas pesquisas do Laboratório de Pesquisas Multimeios e a teoria da Educomunicação (Soares, 2002), que é pensada como um conjunto de ações, cuja intenção é a integração entre práticas educativas aos processos comunicativos, fundamentada no diálogo e na participação. Os resultados parciais apontam para a necessidade de estudos na área de narrativas transmídias como pressuposto de integração à fruição das ações planejadas, visando à vivência pedagógica em rede nas IDI. Concluímos que é importante utilizar a Sequência Fedathi para traçar os percursos de uso de redes sociais como recurso didático para interação a partir de produção audiovisual, por conta das diferentes IDI.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Leitao, A. V., Marinho, E. V. de O., Bernardo Barbosa, J. E., & Neto, H. B. (2017). REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O USO DE REDES SOCIAIS COMO RECURSO DIDATICO PARA INTERAÇÃO A PARTIR DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5448. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30472
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.