REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O USO DE REDES SOCIAIS COMO RECURSO DIDATICO PARA INTERAÇÃO A PARTIR DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL.

Autores

  • Assiria Vasconcelos Leitao
  • Emilly Victória de Oliveira Marinho
  • Janyara Emanuelly Bernardo Barbosa
  • Herminio Borges Neto

Resumo

O presente projeto desenvolvido no Laboratório de Pesquisas Multimeios /UFC considera que as redes sociais agem como importantes Interfaces Digitais Interativas- IDI. Como objetivo geral este trabalho consiste na elaboração de textos e socialização de produções áudio-visuais no Facebook, SoundCloud, YouTube e Blog. Como objetivos específicos podemos citar o estímulo da leitura, da produção, da sistematização, e da crítica de diversos materiais audiovisuais produzidos nos contextos da disciplina de educação a distância e do projeto de extensão Centros Rurais de Inclusão Digital (CRID), além de propiciar a troca de conhecimentos, valorizando o letramento na compreensão e produção audiovisual, numa perspectiva WebComunicativa. A metodologia de cunho qualitativa, descritiva e exploratória ma qual desenvolvemos princípios da WebComunicação com os alunos e promovemos a realização de debates na rede social Facebook acerca das Produções audiovisuais dispostas no YouTube e blog. Nesse contexto o projeto se destina a participação dos sujeitos professores, bolsistas, alunos matriculados na disciplina de Educação a Distância e público do CRID, traçando estratégias fundadas no ensino mediado por redes sociais desenvolvida por Melo (2011, p.12), assim como da Sequência Fedathi, objeto de estudo nas pesquisas do Laboratório de Pesquisas Multimeios e a teoria da Educomunicação (Soares, 2002), que é pensada como um conjunto de ações, cuja intenção é a integração entre práticas educativas aos processos comunicativos, fundamentada no diálogo e na participação. Os resultados parciais apontam para a necessidade de estudos na área de narrativas transmídias como pressuposto de integração à fruição das ações planejadas, visando à vivência pedagógica em rede nas IDI. Concluímos que é importante utilizar a Sequência Fedathi para traçar os percursos de uso de redes sociais como recurso didático para interação a partir de produção audiovisual, por conta das diferentes IDI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Leitao, A. V., Marinho, E. V. de O., Bernardo Barbosa, J. E., & Neto, H. B. (2017). REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O USO DE REDES SOCIAIS COMO RECURSO DIDATICO PARA INTERAÇÃO A PARTIR DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5448. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30472

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica