RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA EM PROJETO ESPORTIVO SOCIAL
Resumo
INTRODUÇÃO: O consumo crescente de alimentos ultraprocessados na alimentação diária é um problema atual de saúde pública. Tendo relação ao aumento do número de pessoas com excesso de peso e o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Sendo assim, é necessário conhecer os diferentes tipos de alimentos. OBJETIVO: Descrever as atividades desenvolvidas na monitoria de Iniciação Acadêmica. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiências. As atividades desenvolvidas são de pesquisa e extensão. Sendo assim, foi elaborado, um estudo transversal com o intuito de identificar o nível de conhecimento dos alunos, em relação aos tipos de alimentos processados. Foi aplicado um questionário aberto com perguntas sobre os diferentes tipos de processamento alimentar. Posteriormente foi iniciado as atividades com uma turma de natação infantil, objetivando promover saúde e desenvolvimento psicossocial dos participantes. O ensino da natação foi dividido em três etapas para evitar prejuízos futuros no desenvolvimento do nado dos praticantes. São eles: Adaptação, Aprendizagem e Aperfeiçoamento. A adaptação foi o momento de conhecimento do meio onde ocorriam as práticas, onde os alunos tiveram o primeiro contato com o meio líquido. Em seguida, na etapa de aprendizagem, foram apresentados os primeiros movimentos do nado crawl e suas bases (propulsão, equilíbrio e respiração). Logo após, na fase de aperfeiçoamento, ocorreram exercícios específicos que suscitaram em um melhor desempenho do nado. RESULTADOS: A pesquisa trouxe aos participantes do projeto, uma reflexão sobre os hábitos alimentares. Após o levantamento das informações, os lanches nas aulas foram mais saudáveis. Em relação a natação, houve um aprimoramento da técnica do nado crawl. CONCLUSÃO: Ambas as experiências foram de extrema importância para a formação acadêmica-profissional, ampliando um leque de possibilidades de pesquisa e ensino-aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Castelo Branco da Silva, J. I., Moreira, V. M., & Gonzalez, R. H. (2017). RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA EM PROJETO ESPORTIVO SOCIAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5451. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30475
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.