RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE UM CURSO DE ESCRITA CIENTÍFICA UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE
Resumo
INTRODUÇÃO: A metodologia científica se constitui como uma área, cujo domínio é um fator crucial para a composição de um bom currículo, sendo importante para o acadêmico ter conhecimento sobre a mesma desde o início da graduação. O uso da tecnologia na educação tem se mostrado uma estratégia eficiente, principalmente no mundo acadêmico, que é usada como alternativa para o acesso as atividades complementares, afinal o aluno pode adequar a atividade a sua rotina. OBJETIVOS: Relatar a experiência de um Curso de Escrita Científica utilizando a Plataforma Moodle na visão do discente. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre um Curso de Escrita Científica usando a Plataforma Moodle, promovido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (NEPPSS) vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). O curso teve uma carga horária de 68 horas, com aulas virtuais e presenciais com teórica de 12h/a, prática de 52h/a e teórico-prática de 4 horas ao longo do semestre 2017.1. RESULTADOS: Participaram do curso 39 alunos que foram cadastrados na Plataforma Moodle, na qual tiveram a possibilidade de rever as aulas ministradas em sala, além de ter acesso a outros materiais, como artigos e vídeos sobre o assunto, bem como um exercício que contava com a presença online e com o prazo de uma semana para ser realizado. Para se obter a certificação do curso era necessário ter 75% de presença, assim como o aluno de graduação bolsista submeter um artigo e o não bolsista mandar resumos para eventos. Ao final do curso, foi percebido que a estratégia EaD se bem estruturada e com uma fácil comunicação pode ter um bom desempenho e os objetivos propostos podem ser alcançados. CONCLUSÃO: A experiência no Curso de Escrita Científica usando a Plataforma Moodle contribuiu para a ampliação do conhecimento sobre a metodologia da pesquisa e o uso da tecnologia foi essencial para o enriquecimento teórico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Maia Ferreira, L. C., Lopes, L. G., Rocha Teles, L. M., Batista Oriá, M. O., & Moreira Vasconcelos, C. T. (2017). RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE UM CURSO DE ESCRITA CIENTÍFICA UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5452. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30476
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.