RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Milena Coelho Ribeiro
  • Rita Vieira de Figueiredo

Resumo

O Grupo L.E.R - Linguagem e Escrita Revisitada realiza pesquisas com pessoas com deficiência intelectual no contexto digital, no seu último projeto utilizou a plataforma Facebook. A coleta de dados consistia em realizar sessões de intervenções semanais com os sujeitos da pesquisa, tendo como foco a observação e a análise de estratégias cognitivas e aspectos semânticos de suas produções escritas. São analisadas a natureza e a frequência das estratégias usadas pelos sujeitos no ambiente digital bem como as características da mediacao utilizadas pelos mediadores. No início das atividades da bolsa, após o período das férias, houve uma formação específica para os bolsistas sobre os princípios de mediação baseados na teoria de Feuerstein, bem como sobre o procedimento de categorização de dados com o intuito de ensinar aos novos bolsistas a categorizar e interpretar os dados da pesquisa de acordo com as categorias de análises estabelecidas no estudo. No primeiro dia de formação foi explicado de forma aprofundada sobre os projetos vinculados ao grupo L.E.R, metodologia e as categorias de análise. No segundo dia foi apresentado os sujeitos da pesquisa, as categorias e subcategorias que se caracterizam como ações do mediador e do sujeito, e suas respectivas páginas no Facebook onde publicam o que é produzido durante as sessões de intervenção. No terceiro dia discutiu-se o processo de categorização dos dados coletados na pesquisa. Após a formação, passamos pela experiência de categorização de dados referentes a cada sujeito, levando em consideração a frequência e a natureza das estratégias utilizadas pelos mediadores e pelos sujeitos no ambiente facebook.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Ribeiro, M. C., & Vieira de Figueiredo, R. (2017). RELATOS DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5459. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30483

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica