RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO: UMA ANÁLISE SOCIAL DOS COMENSAIS
Resumo
O restaurante universitário (RU) muitas vezes representa a única opção de alimentação para aqueles que precisam permanecer diariamente no ambiente universitário. Diversos estudos, em diferentes países apontam os restaurantes universitários como um local de promoção de saúde e socialização. No Brasil, além de fornecer refeições saudáveis e de baixo custo, subsidiadas pelo Governo Federal, o RU desempenha papel essencial na Política de Assistência Estudantil. De modo geral, esses restaurantes ofertam refeições balanceadas, higiênicas e de baixo custo, para a comunidade universitária. No cenário competitivo, presente no âmbito dos restaurantes localizados dentro das universidades brasileiras, principalmente as de grande porte, é usual a existência de vários restaurantes, cantinas e lanchonetes, que atendem consumidores de diferentes perfis socioeconômicos. Neste sentido o presente trabalha, tem como objetivo traçar uma análise do perfil socioeconômico dos comensais e a importância do restaurante para vida dos estudantes que frequentam e necessitam desse espaço. A pesquisa vem sendo elaborada no RU do Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará. Utilizando metodologia de cunho etinográfica são aplicados questionário e diário de campo para uma análise quantitativa e qualitativa dos frequentadores do RU. Nesse sentido a pesquisa tem grande valor simbólico para ajudar a traçar e melhorar os serviços que ali estão sendo empregados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Valentim, I. C., Pontes Siqueira, A. C., Costa da Silva, I. C., & Pontes Siqueira, A. C. (2017). RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO: UMA ANÁLISE SOCIAL DOS COMENSAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5465. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30489
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.