REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE FRITURA DE ALIMENTOS PARA A SAPONIFICAÇÃO
Resumo
O óleo de cozinha quando descartado de forma inadequada gera poluição com danos irreversíveis ao meio ambiente. Um exemplo é o óleo despejado em ralos e pias, que segue pelos encanamentos e são levados para centrais de esgoto, encarecendo o tratamento de resíduos. Esse mesmo óleo pode alcançar leitos de rios e lagos, causando sua impermeabilização e favorecendo a formação de enchentes e a poluição de ecossistemas aquáticos. Segundo a Companhia de Saneamento de Pernambuco, um litro de óleo é capaz de poluir um milhão de litros de água. Além disso, o óleo de cozinha usado no preparo de fritura deve obedecer as boas práticas de fritura para evitar o aumento dos riscos de doenças coronárias e degenerativas entre os consumidores de frituras. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo o estudo de uma das alternativas empregadas para amenizar parte dos impactos ao meio ambiente causado pelo descarte inadequado do óleo usado na fritura de alimentos. O óleo utilizado foi doado pelo núcleo de estudos do Departamento de Engenharia de Alimentos (NASCAL). O óleo foi, inicialmente, filtrado para a retirada de partículas sólidas. Em seguida, foi adicionado de hidróxido de sódio e, na sequência, de ácido acético. A mistura foi submetida à uma operação de agitação durante 40 minutos. Ao final da agitação, adicionaram-se essência de lavanda e corante azulado, seguindo com uma agitação manual, até total homogeneização das substâncias. Depois, a mistura foi despejada em formas plásticas e levadas para secagem à temperatura ambiente em local apropriado. Após 5 h, o sabão foi desenformado e cortado em barras. Foram realizadas análises para avaliação da qualidade do óleo e do produto (acidez, índice de saponificação, TBARS, índice de ranço, cor e rendimento). A partir das análises dos resultados foi possível concluir que o óleo de cozinha utilizado na fritura de alimentos pode ser reaproveitado para produção de sabão em barra com boa qualidade e elevado rendimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Ribeiro, L. da S., Araújo de Oliveira, C., Santos, N. de P., Clarindo Araújo da Silva, D. M., Deodato de Sales, M. C., & Cardoso de Aquino, A. (2017). REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE FRITURA DE ALIMENTOS PARA A SAPONIFICAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5466. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30490
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.