RUPTURA DE PARADIGMAS: CRIANDO E CONECTANDO UMA “OUTRA” EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Em 2017.1 ingressei como bolsista BIA/PRAE no projeto “Juventude e Internet: Conecte e Crie Educação Física” que fica no Laboratório de Estudos das Possibilidades de Ser (LEPSER) do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) e que foi fruto de uma pesquisa de mestrado da Prof.ª Tatiana Passos Zylberberg. O projeto foi criado em 2012 e tem uma grande participação de jovens que são os autores-produtores dos conteúdos do website (conecteecrie.ufc.br) e que visam uma quebra de paradigmas que sempre existiram em relação à Educação Física. Quando ingressei no projeto eu era estudante do curso de Economia Ecológica da UFC e tinha uma visão leiga do que “realmente era” a Educação Física. Logo depois passei perceber o quão era complexo tudo que o envolvia e assim pude aprender sobre coisas que nem sabia que existiam ou tinham ligação com a Educação Física. Inicialmente tive como tarefas no projeto a leitura/estudo de livros e artigos para que tivesse um embasamento teórico para as atividades desenvolvidas, depois me dediquei à produção de novos textos para o website, atuei na confecção dos certificados das reuniões e eventos, auxiliei na transmissão ao vivo dos eventos que acontecem no projeto. O contato com esse mundo novo, a interação com as pessoas que convivi e com os outros projetos que já existiam, as atividades desenvolvidas, ampliaram o desejo de cursar Educação Física. Em 2017.2 consegui vaga no processo de mudança interna de curso na UFC. Ingressei como calouro da Educação Física! Segui na bolsa com a possibilidade do conhecimento do “novo” e a busca pelo constante aprendizado o que fez com que o campo de visão que eu tinha em relação à Educação Física fosse expandido e assim possibilitando uma nova percepção/entendimento sobre essa área de ensino que é marcada por paradigmas que devem ser superados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Samico, A. S., & Zylberberg, T. P. (2017). RUPTURA DE PARADIGMAS: CRIANDO E CONECTANDO UMA “OUTRA” EDUCAÇÃO FÍSICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5470. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30494
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.