SECRETARIA DE ACESSIBILIDADE: UM NOVO OLHAR SOBRE INCLUSÃO.
Resumo
A Secretaria de Acessibilidade UFC-Inclui é um órgão suplementar da Universidade Federal do Ceará, diretamente ligado a Reitoria responsável por elaborar políticas que visem à inclusão de alunos e servidores com alguma condição de deficiência, sendo esta física, sensorial, intelectual/múltipla, transtorno do espectro autista (TEA) ou altas habilidades/superdotação. A Secretaria possui três eixos de atuação: tecnológico, atitudinal e pedagógico e desempenha suas atividades por meio da seguinte estrutura organizacional, composta por cinco Divisões: Administrativa, Apoio Pedagógico ao Aluno e Formação para Inclusão, Produção de Material Acessível, Tecnologia Assistiva e Tradução e Interpretação Libras/Português. Através do Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica/PRAE, venho atuando na Divisão Administrativa, prestando apoio a tarefas típicas de secretaria, tais como despacho de correspondências e documentos, organização de materiais e apoio a eventos, como Semana de Inclusão e Acessibilidade, Acessibilidade em Ação e o Ciclo de Debates. Atuo também em atividades da Divisão de Produção de Material Acessível, tais como revisão e edição de textos para pessoas com deficiência visual, a fim de possibilitar que estas possuam acesso a estes materiais por meio de softwares leitores de tela. Vivenciar a realidade da Secretaria ampliou minha percepção de mundo. A oportunidade de contato com estes alunos me fez perceber o quão necessitado de atenção na área de acessibilidade é o nosso sistema de ensino, principalmente no que se trata à falta de materiais didáticos, e que devemos permanecer vigilantes na busca de garantir o acesso à informação e educação igualitária.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Gomes Barreto, F. W., & CÂndido da Silva, D. (2017). SECRETARIA DE ACESSIBILIDADE: UM NOVO OLHAR SOBRE INCLUSÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5474. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30498
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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