SELEÇÃO DE ESTIRPES DE RIZÓBIO ORIUNDAS DO SEMIÁRIDO A ESTRESSES AMBIENTAIS
Resumo
No período de três meses atuando como bolsista de Iniciação Acadêmica no laboratório de Microbiologia Ambiental, fui capacitado em práticas referentes a um laboratório dessa natureza. Entre as atividades realizadas estão o preparo de vidrarias e outros materiais para esterilização, capacitação para o uso de equipamentos como autoclave, estufa de esterilização, destilador de água, agitador horizontal e capela de fluxo laminar. No momento ocorre o treinamento referente ao isolamento de micro-organismos, entre estes os rizóbios que são o objeto de estudo do projeto aprovado. A metodologia será a de Vincent (1970) onde os nódulos serão reidratados com água destilada por uma hora e em seguida desinfestados com álcool etílico absoluto por 30 segundos e solução de hipoclorito de sódio 5% por três minutos, depois lavados com água destilada estéril cinco vezes. Após a desinfestação, os nódulos serão macerados em placas de Petri contendo meio ágar extrato de levedura manitol (YMA) adicionado do corante vermelho congo, e incubados por sete dias. Após esse período será realizada a purificação dos isolados pela diferenciação das colônias através da cor, até obtenção da cultura pura de cada isolado. Os isolados de rizóbio possuem colônias com coloração branca ou rósea no meio YMA com vermelho congo, e os contaminantes coloração vermelha. Nas etapas seguintes as cepas de rizóbio serão testadas para avaliação da tolerância a salinidade, temperaturas elevadas e pH's extremos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Silva Gomes, F. de L. D., Silveira Martins, S. C., & Martins, C. M. (2017). SELEÇÃO DE ESTIRPES DE RIZÓBIO ORIUNDAS DO SEMIÁRIDO A ESTRESSES AMBIENTAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5476. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30500
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.