SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NA HEMATOLOGIA
Resumo
Caracterizada por manifestações clínicas agudas e crônicas e pelo comprometimento progressivo de órgãos e sistemas, a anemia falciforme é considerada uma doença multissistêmica, sendo uma doença genética com prevalência mundial elevada. A enfermidade é caracterizada por uma disfunção endotelial acentuada que pode ser decorrente de diversos fatores, estando os distúrbios no metabolismo da arginina relacionados ao estado crônico apresentado por esses pacientes. Quanto ao metabolismo, a arginase, uma enzima, catalisa a hidrólise da l-arginina em l-ornitina e ureia, estando localizada no citosol e sendo mais abundante no fígado, sendo o principal responsável pela destoxificação da amônia como ureia. O presente projeto divide-se em duas vertentes principais: Preparação Química e caracterização de nano sistemas Hidroxi-ureia@CaCO3 e Hidroxi-Ureia@Ciclodextrina e simulações computacionais a nível estrutural envolvendo a arginase e outros ligantes, a fim de compreender quais ligantes interagem na cristalização e na interação da arginase com a arginina. Com as estruturas cristalográficas, torna-se possível o mapeamento do sitio ativo da enzima, sendo possível propor mudanças a fim de aumentar a interação dessas com o sitio ativo. Utiliza-se, para as simulações computacionais o aplicativo Pymol, que permite a visualização da proteína em sua forma tridimensional , bem como a identificação de seus aminoácidos, resíduos e ligantes, sendo possível realizar diversos testes com outras estruturas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Gomes da Silva, J. Y., & Freire, V. N. (2017). SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NA HEMATOLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5480. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30504
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.