SINTOMAS OTOLÓGICOS EM PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR
Resumo
A Disfunção Temporomandibular (DTM) é definida como um conjunto de desordens que afetam a musculatura mastigatória e a Articulação Temporomandibular (ATM). Alguns sintomas típicos de distúrbios otológicos são, também, característicos de pacientes que apresentam Disfunção Temporomandibular (DTM), o que provavelmente ocorre devido a proximidade entre meato acústico e estruturas do sistema mastigatório, gerando confusão na real fonte de dor. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão da literatura quanto a presença de sintomas otológicos em indivíduos com DTM. Para isso, pesquisou-se nas bases de dados PubMed e BVS as seguintes palavras-chaves isoladas e combinadas entre si: “Temporomandibular", "Disorders”, “Otological" e "Symptoms”. Foram encontrados 59 artigos dos quais foram selecionados 14 que tratavam de modo objetivo acerca do assunto principal deste trabalho, sendo eles em língua portuguesa e inglesa e publicados no período entre 2007 e 2017. A literatura relata que aproximadamente 50% a 81% dos pacientes com DTM apresentavam plenitude auricular, 5% a 52% apresentavam perda de audição, 35% a 81% apresentavam zumbido, 5% a 68% apresentavam otalgia e 9% a 58% apresentavam vertigem. Esses sintomas otológicos são característicos de pacientes com DTM, porém a relação entre a ATM e o sistema auditivo ainda gera hipóteses a respeito dos distúrbios provocados, como o mau posicionamento do côndilo e a hiperatividade dos músculos da mastigação que pode contrair o músculo tensor do tímpano e a membrana timpânica, assim tais fatores podem resultar em uma disfunção da tuba auditiva. Assim, pode-se dizer que a relação e origem dos sintomas otológicos ainda não foram totalmente esclarecidas, porém, pesquisas comprovam que as DTMs, frequentemente, vêm associadas a estes sintomas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Garcia, D. O., & Sales Pinto, L. M. (2017). SINTOMAS OTOLÓGICOS EM PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5481. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30505
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.