TENSÕES E CONFLITOS NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. UM ESTUDO ETNOGRÁFICO EM JERICOACOARA, CEARÁ.
Resumo
Esse projeto de pesquisa realiza um estudo etnográfico na Vila de Jericoacoara, situada no extremo-oeste da costa cearense. A localidade pertence ao município de Jijoca, sendo um destino turístico em potencial desenvolvimento em razão de possuir uma das mais belas praias do país e do mundo. Uma peculiaridade da Vila de Jericoacoara é estar situada dentro de um Parque Nacional. Os limites do Parque Nacional de Jericoacoara circundam a vila, de forma que para se atingir a sede do município é preciso atravessar quinze quilômetros de areal dentro do parque. O anúncio recente de que o parque será objeto de uma “concessão” entre o Estado e serviços tercerizados para sua gestão, vem gerando muita polêmica na sociedade local, o que motivou a formulação de um projeto específico de pesquisa para acompanhamento dos acontecimentos. O estudo, portanto, trata da temática turismo e meio ambiente e adentra questões relativas às políticas públicas que buscam a um só tempo incentivar e regrar as atividades de turismo e o acesso e manejo de recursos naturais nas unidades de conservação no país. A problemática central diz respeito aos efeitos dessas políticas sobre moradores da área e meio ambiente e a interferência no tipo de turismo que ali é praticado. A metodologia é qualitativa, baseada na realização de entrevistas aprofundadas; como estratégias para o estudo dos conflitos já emergentes dialogamos com modelos analíticos de análise situacional e ecologia política. Ao produzir conhecimento socioantropológico sobre o turismo e a relação deste com o meio ambiente, a pesquisa contribui para a formação de um pensamento mais sistemático sobre o turismo na área das Ciências Sociais, no Brasil, bem como para a formação de futuros pesquisadores na área.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Pereira, F. do N., Teixeira Marques Martins 00156832305, H. M., & Rodrigues, L. C. (2017). TENSÕES E CONFLITOS NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. UM ESTUDO ETNOGRÁFICO EM JERICOACOARA, CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5493. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30517
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.