TREINAMENTO EM BIOSSEGURANÇA LABORATORIAL
Resumo
No Brasil, as atividades com Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e seus derivados são regulamentadas pela Lei N°11.105/05. Segundo a lei, toda instituição que se dedique ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à produção industrial que utilize técnicas e métodos de engenharia genética ou realize pesquisas com OGM e seus derivados deverá criar uma Comissão Interna de Biossegurança (CIBio). A CIBio é componente essencial para o monitoramento e vigilância das atividades com OGM e seus derivados e para fazer cumprir as normas de biossegurança na instituição. Os OGM são classificados em quatro classes de risco, de acordo com os efeitos adversos à saúde humana e animal, aos vegetais e ao meio ambiente. As atividades e projetos envolvendo OGM e seus derivados deverão ser precedidos de uma análise detalhada e criteriosa de todas as condições experimentais, devendo-se utilizar o nível de biossegurança adequado à classe de risco do OGM manipulado. Vale ressaltar que os laboratórios cadastrados na CIBio da UFC estão autorizados a trabalhar com OGM da classe de risco I, que exige a adoção do nível de biossegurança 1 (NB-1). Considerando que compete à CIBio estabelecer programas preventivos de capacitação em biossegurança e de inspeção para garantir o funcionamento das instalações sob sua responsabilidade, dentro dos padrões e normas de biossegurança definidos pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), objetiva-se, portanto, elaborar um treinamento em biossegurança de OGM e seus derivados. Inicialmente, fez-se uma análise da legislação que trata da biossegurança de OGM e derivados. Atualmente, está sendo elaborado um treinamento teórico que contemplará os tópicos mais relevantes da biossegurança no manuseio de OGM e derivados da classe de risco I. Posteriormente, o material será disponibilizado aos pesquisadores que desenvolvem atividades de ensino e pesquisa com OGM e derivados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Mendes da Silva, C., & Rocha, F. R. (2017). TREINAMENTO EM BIOSSEGURANÇA LABORATORIAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5501. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30525
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.