TRILHAS URBANAS: PERCURSOS GEOGRÁFICOS NA CIDADE DE FORTALEZA
Resumo
Trilhas Urbanas é um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Planejamento Urbano e Regional, que visa apresentar Fortaleza e refletir sobre as transformações no espaço urbano, a partir do centro tradicional, onde tudo se originou. Este projeto propicia ao público alvo, principalmente estudantes de escolas públicas, um conhecimento mais aprofundado da geografia e história de sua cidade, contribuindo para a formação de um sentimento de pertencimento e uma preocupação com a preservação do patrimônio histórico e cultural. Utiliza como metodologia de ensino aprendizagem o trabalho de campo, por permitir uma análise conjunta do teórico e empírico. Depois de uma apresentação em sala de aula sobre Fortaleza, pelo professor da escola e monitores, os alunos fazem percursos no centro , onde são escolhidos pontos em função da temática da trilha. Em cada ponto, os monitores, a partir da paisagem urbana, destacam a importância das edificações e os fatos históricos vivenciados nestes locais. Os bolsistas de Iniciação Acadêmica desempenham diversas atividades relacionadas ao projeto, participando de grupos de estudos de formação dos monitores, elaborados mapa dos trajetos e alimentando a plataforma Wikitrilhas do LAPUR. Está programado para Outubro, em conjunto com o Instituto Histórico Geográfico e Antropológico do Ceará - Instituto do Ceará a trilha no centro histórico “Seguindo os passos da Normalista”, com base no romance de Adolfo Caminha, que será homenageado pelos 120 anos de seu falecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Alexandrino Silva, J. M., Ferreira Adriano, A. C., & Lustosa Costa, M. C. (2017). TRILHAS URBANAS: PERCURSOS GEOGRÁFICOS NA CIDADE DE FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5503. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30527
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.