TRILHAS URBANAS: PERCURSOS GEOGRÁFICOS NA CIDADE DE FORTALEZA

Autores

  • Jose Maciano Alexandrino Silva
  • Ana Cecilia Ferreira Adriano
  • Maria Clelia Lustosa Costa

Resumo

Trilhas Urbanas é um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Planejamento Urbano e Regional, que visa apresentar Fortaleza e refletir sobre as transformações no espaço urbano, a partir do centro tradicional, onde tudo se originou. Este projeto propicia ao público alvo, principalmente estudantes de escolas públicas,  um conhecimento mais aprofundado da geografia e história de sua cidade, contribuindo para a formação de um sentimento de pertencimento e uma preocupação com a preservação do patrimônio histórico e cultural. Utiliza como metodologia de ensino aprendizagem o trabalho de campo, por permitir uma análise conjunta do teórico e empírico. Depois de uma apresentação em sala de aula sobre Fortaleza, pelo professor da escola e monitores, os alunos fazem percursos no centro , onde são escolhidos pontos em função da temática da trilha. Em cada ponto, os monitores, a partir da paisagem urbana, destacam a importância das edificações e os fatos históricos vivenciados nestes locais. Os bolsistas de Iniciação Acadêmica desempenham diversas atividades relacionadas ao projeto,  participando de grupos de estudos de formação dos monitores, elaborados mapa dos trajetos e alimentando a plataforma Wikitrilhas do LAPUR. Está programado para Outubro, em conjunto com o Instituto Histórico Geográfico e Antropológico do Ceará - Instituto do Ceará a trilha no centro histórico “Seguindo os passos da Normalista”, com base no romance de Adolfo Caminha, que será homenageado pelos 120 anos de seu falecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Alexandrino Silva, J. M., Ferreira Adriano, A. C., & Lustosa Costa, M. C. (2017). TRILHAS URBANAS: PERCURSOS GEOGRÁFICOS NA CIDADE DE FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5503. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30527

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica