UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ESCALA ECERS ( EARLY CHILDHOOD ENVERIONMENT RATING SCALE).
Resumo
Nos últimos anos, o debate sobre qualidade na Educação Infantil se intensificou bastante, houve um acréscimo na criação de novas creches e pré-escolas e uma maior visibilidade de movimentos que lutaram e lutam para fazer valer os direitos das crianças a uma educação de qualidade. Mas o que se entende por qualidade na Educação Infantil? Esse é um dos questionamentos que levou diversos estudiosos da área a entrar em debates profundos, sobre quais métodos de avaliações seriam cabíveis para possíveis pesquisas sobre o assunto e se os instrumentos internacionais que avaliam a qualidade são aplicáveis a realidade brasileira. Pensar educação para bebês e crianças pequenas é pensar como garantir o acesso as crianças muito pequenas ao mundo da cultura e da sociedade, com propostas pedagógicas que incentivem o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças de forma significativa. A prática e a formação de profissionais da área são de fundamental importância, assim como o ambiente educativo na construção desse processo. Nesse contexto o presente trabalho visa apresentar a escala de avaliação de ambientes para bebês na faixa etária de 3 a 5 anos de idade, ECERS, objetivando verificar a adequação da escala no contexto brasileiro, a partir das experiências de professores que lidam diretamente com as crianças e o ambiente educacional. O trabalho se organiza em 4 etapas: 1. Estudo prévio com professores, para garantir domínio sobre os instrumentos que avaliam a qualidade; 2. Aplicação dos instrumentos; 3. Análise da pontuação dos resultados adquiridos; 4- Discussão sobre os itens de avaliação, comparando-os com os parâmetros de qualidade indicados pelo MEC e por fim a realização de uma análise exploratória mediante o contexto da UUNDC, local onde está sendo desenvolvida a pesquisa. Esperamos que o trabalho ainda em andamento seja eficaz para debatermos a adequação desses instrumentos internacionais para o contexto brasileiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Martins da Silva, N., Ferreira, L. da S., & Oliveira de Lima, A. E. (2017). UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ESCALA ECERS ( EARLY CHILDHOOD ENVERIONMENT RATING SCALE). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5507. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30531
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.