UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS
Resumo
No presente trabalho, relatamos nossa experiência de iniciação à pesquisa acadêmica, bem como descrevemos as atividades que realizamos como bolsista do projeto "Práticas Docentes e Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira" durante o ano de 2017, na UFC. Tendo como objetivo a melhoria das licenciaturas em Letras, o projeto busca compreender e investigar o processo formativo dos alunos de Letras, através da descrição e análise sistemática dos componentes curriculares “estágio supervisionado" e “prática como componente curricular". A fim de coletar dados para o estudo realizado, iniciamos nossa pesquisa por meio de um levantamento bibliográfico e documental sobre o tema. Além disso, com o objetivo de nos aproximarmos da realidade vivida pelos professores em formação, conduzimos uma entrevista com alunos em situação de pré-serviço, acerca das atividades desenvolvidas no período dos estágios supervisionados, considerando esse componente curricular como peça chave na formação dos discentes. As respostas registradas por áudio, foram, à posteriori, transcritas, servindo de base para discussão do grupo de estudos a respeito da aquisição da prática de ensino nas licenciaturas em Letras. A meta de contribuir com a esfera acadêmica que circunscreve esta pesquisa não é cumprida apenas pela conclusão deste trabalho, mas, ainda, pelo aproveitamento e desenvolvimento pessoal ao longo do projeto, uma vez que este nos possibilitou compreender melhor a vivência dos aspirantes à docência. Vale, por fim, ressaltar a importância da bolsa de iniciação acadêmica, concedida à comunidade estudantil, considerando que esta nos permite participar das diferentes práticas acadêmicas que envolvem a formação universitária, entre as quais a pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Noberto Matos, A. B., & Falcao do Nascimento, M. V. (2017). UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5509. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30533
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.