USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO R PARA A ÁREA DA ESTATÍSTICA

Autores

  • Armildo Hermeson Rocha Bezerra
  • Lindembergson Apolinario da Silva
  • Rafael Braz Azevedo Farias

Resumo

A linguagem de programação R é atualmente, bem difundida no meio estatístico, por conta da sua ótima qualidade, praticidade e fácil acesso, atendendo as necessidades daqueles que por algum motivo precisam da estatística em sua vida, diretamente, no caso dos estudantes do curso, professores e outros profissionais ou ainda de forma indireta, no caso, por exemplo, de muitos estudantes de outros cursos que precisam da estatística em algum grau. Apesar dessas qualidades, nem todos tem grande afinidade com linguagens de programação, e com isso o uso de tal ferramenta estaria de certa forma restrito. Contudo, neste projeto, lidamos com uma ferramenta capaz de ajudar bastante nisso, chamada Rcmdr. O Rcmdr é um pacote auxiliar presente no programa R e seus derivados (como o RStudio), que permite aos usuários, realizarem tarefas próprias da linguagem com uma maior praticidade. Com tal pacote pode-se utilizar todo o potencial que o R tem a oferecer com apenas alguns cliques, não necessitando do uso de linhas de comando. Dito isso, os estudantes participantes do presente projeto ficam a cargo de primeiramente, se ambientarem ao programa, estudando-o e praticando, para posteriormente, realizarem as demais atividades da bolsa, tal como o desenvolvimento de material didático e a apresentação de mini-cursos sobre a linguagem R, o pacote Rcmdr, e as diversas extensões do mesmo, como o plugin km ggplot2, muito útil para a criação de gráficos de uma maneira instintiva e simplificada, proporcionando uma maior acessibilidade para todos os tipos de usuários, familiarizados ou não com a área da programação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Rocha Bezerra, A. H., Apolinario da Silva, L., & Azevedo Farias, R. B. (2017). USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO R PARA A ÁREA DA ESTATÍSTICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5518. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30542

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica