USO DE CÁPSULA POROSA COMO EMISSOR EM SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA SUBTERRÂNEA
Resumo
Dos sistemas de irrigação existentes, a irrigação localizada por gotejamento apresenta a menor perda de água por evaporação e nenhuma por deriva, isso faz desse método um dos mais eficientes. Com o intuito de minimizar ainda mais a perda de água por evaporação tem-se estudado muito a irrigação localizada subterrânea por gotejamento. Embora seja um método comprovadamente eficiente, não elimina a necessidade de aferir a umidade do solo para satisfazer a necessidade da planta com mais eficiência. No entanto, usando como emissor uma cápsula porosa, tais quais as usadas em tensiômetros, ocorrerá uma liberação da água de forma mais lenta. O experimento do aluno de doutorado Pedro Idelano de Alencar Felício visa mostrar o efeito do sistema de irrigação localizada subterrânea usando cápsulas porosas em comparação ao sistema de irrigação por gotejamento convencional. Para esse fim estudou-se a melhor condutância hidráulica para as cápsulas, e a velocidade em que é formado o bulbo molhado em diferentes tipos de solos, a saber: argiloso, arenoso e franco argiloso. Foi montado um pequeno protótipo de sistema de irrigação subterrâneo alimentado por uma fonte hídrica com vazão constante. A vazão constante foi obtida através do princípio do Frasco de Mariotte. Este trabalho tem por finalidade mostrar a possibilidade de uso de cápsula porosa como emissor em sistemas de irrigação localizada subterrânea.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Honorio Luz, H. I., Felício, P. I. de A., Ribeiro, R. S. da F., & Ribeiro, R. S. da F. (2017). USO DE CÁPSULA POROSA COMO EMISSOR EM SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA SUBTERRÂNEA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5521. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30545
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.