UTILIZAÇÃO DE VERMICIDAS NA ELIMINAÇÃO DE PLANÁRIAS INVASORAS NO CULTIVO DO CAMARÃO NEOCARIDINA HETEROPODA VAR. RED
Resumo
A espécie Neocaridina heteropoda var. red conhecida popularmente como "Red Cherry" é um dos camarões mais belos e apreciados na aquicultura ornamental. Práticas de manejo inadequado desta espécie nos aquários podem permitir o aparecimento e a disseminação de organismos invasores, dentre estes, Deugesia sp, conhecido como "planária parasita". Diversas práticas vem sendo adotadas na aquariofilia para combater as planárias, muitas das quais sem sucesso. Porém, pouca atenção científica vem sendo dada a este tema. O presente trabalho teve o intuito de analisar a eficiência dos vermicidas mebendazol e albendazol na eliminação de planárias em cultivos de red cherries. O experimento foi realizado utilizando 15 espécimes de planárias e 12 espécimes de camarões distribuídos em três grupos com 4 camarões e 5 planárias por aquário. Os animais foram submetidos a aeração constante durante os três dias de experimento, e foram alimentados com alimentação de ração comercial (38% de proteína) uma vez ao dia. As concentrações utilizadas do medicamentos foram 1mg de mebendazol e 4mg do albendazol, diluídos na água. Foi feita nova adição de cada vermicida testado a cada 24 horas. Ao final do experimento, observou-se a total de eliminação das planárias em ambos os tratamentos, contrastando com a sobrevivência total de todos os camarões testados. Pode-se concluir o uso destes vermicidas é promissor para aplicação na aquicultura ornamental. Futuros estudos complementares são necessários para determinar protocolos ideiais de utilização destas substâncias.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Pereira, A. G. de M., Fontenele do Nascimento, A., Tavares, V. R., Ferreira do Nascimento, T. K., Gomes de Oliveira, N., & Cesar, J. R. de O. (2017). UTILIZAÇÃO DE VERMICIDAS NA ELIMINAÇÃO DE PLANÁRIAS INVASORAS NO CULTIVO DO CAMARÃO NEOCARIDINA HETEROPODA VAR. RED. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5527. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30551
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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