A APRESENTAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA RECONHECIMENTO SONORO
Resumo
Este trabalho é um recorte investigativo em torno dos momentos de apreciação musical que ocorreram durante as aulas de Artes na escola municipal Gerardo Rodrigues de Albuquerque através das ações de uma dupla de bolsistas ID do subprojeto Pibid Música UFC/Sobral. Tais intervenções aconteciam semanalmente na aula curricular de Artes e consistiam na apresentação histórica e sonora de um ou mais instrumentos musicais, seguido por um momento para experimentação musical por todos da turma. O objetivo foi despertar a curiosidade dos estudantes, ampliando seu conhecimento de mundo e das diversas formas do fazer musical. A sistemática metodológica do trabalho, compreendia: a) a apresentação semanal de um instrumento musical, tocando ou extraindo algum som deste para demonstração; b) o compartilhamento do instrumento com os estudantes de forma que cada um pudesse tocá-lo e tirar suas impressões e; c) uma breve explicação sobre a origem e os usos comuns de cada instrumento apresentado. Como resultado, percebemos de imediato, durante as aulas de apreciação, quando levamos músicas dos estilos estudados, que ao perguntarmos quais instrumentos eles ouviam nessas músicas, eles pareciam bem mais participativos e reconheciam os sons dos instrumentos outrora apresentados. Mesmo na apresentação dos instrumentos eles participavam citando músicas ou artistas nos quais eles já haviam ouvido aquele som. Por fim, compreende-se que essa prática instiga não só a identificação do aluno com o seu mundo, quando este reconhece os sons apresentados naquilo que ele já escuta, mas o estimula a buscar e reconhecer estes mesmos sons em outros ambientes ou estilos musicais que este desconhece ou diz não gostar, além de incentivar a participação do estudante em sala.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Martins, J. A. de C., Santos, Q. de C. dos, & Ancelmo Benvenuto, J. E. (2017). A APRESENTAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA RECONHECIMENTO SONORO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5537. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30561
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.