A BANDA DE FANFARRA NO PIBID-MÚSICA UFC/SOBRAL: VIVÊNCIAS E APRENDIZADOS

Autores

  • Jefferson Ripardo de Lima
  • João Paulo da Silva Oliveira
  • Iolanda dos Santos Fernandes
  • Joao Emanoel Ancelmo Benvenuto

Resumo

Este trabalho foi realizado a partir da experiência vivida na CSETI Maria Dorilene Arruda Aragão na Oficina de Sopros que faz parte das atividades de contraturno do Pibid Música UFC/Sobral, o qual acontece uma vez por semana durante 50 minutos. A investigação tem como objetivo principal caracterizar o processo de vivências e aprendizados na elaboração da banda de fanfarra da referida escola, que contempla: elementos de teoria musical e prática instrumental para bandas marciais; além de noções de organização, disciplina, cidadania e prática em grupo. Os conteúdos repassados para os alunos partem do método Da Capo de Joel Barbosa com algumas adaptações, tais como solfejos em grupo com o auxílio da manossolfa, percepção musical, exercícios rítmicos e leitura melódica. Como resultados aponta-se que todos os alunos inseridos na prática de sopros passaram a conviver melhor com os colegas e se ajudaram entre si nas dificuldades encontradas na prática instrumental e teórica, o que facilitou o trabalho dos professores e o aprendizado dos alunos, além da ampliação da compreensão da teoria musical, a melhoria da postura e emissão das notas. Apesar dos avanços listados, alguns pontos negativos relevantes se destacam no estudo como, por exemplo: o tempo reduzido da oficina de sopros; a dificuldade de acesso aos instrumentos pelos participantes para o estudo individual dos instrumentos e; a falta de manutenção dos instrumentos da banda de fanfarra pela gestão escolar. Apesar das dificuldades elencadas, conclui-se que o ensino de instrumentos de sopro em escolas de Ensino Fundamental se torna uma prática muito eficaz para contemplar a vivência e o aprendizado musical em grupo. Por isso, é totalmente viável sua aplicação no meio escolar, pois contribui dando um suporte eficiente para os alunos desenvolverem a “musicalização participativa” que traz uma maior troca de experiências e conhecimentos entre os alunos.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Ripardo de Lima, J., Oliveira, J. P. da S., Fernandes, I. dos S., & Ancelmo Benvenuto, J. E. (2017). A BANDA DE FANFARRA NO PIBID-MÚSICA UFC/SOBRAL: VIVÊNCIAS E APRENDIZADOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5538. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30562

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência