A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO ÉTICA NA ESCOLA

Autores

  • Josue Monteiro de Almeida
  • Alan Celso Silva Andrade
  • Anderson Fonte da Silva
  • Helly Lucas Barros Crispim
  • Daniel Matos Soares
  • Evanildo Costeski

Resumo

Este trabalho é resultado de uma das palestras do projeto “Rolezinho filosófico”, que ocorreu na Escola Liceu de Messejana, no dia 20 de maio de 2017, realizado por meio do PIBID. O projeto surgiu diante da necessidade de pensarmos as concepções da sociedade que prioriza o individualismo e o egoísmo, valores que podem desdobrar-se em várias formas de violência. Em parte, esta influência manifesta-se na escola quando as relações entre os estudantes são mediadas pela pura competitividade. Daí a importância de uma educação que não vise apenas a dimensão dos conhecimentos técnicos e científicos, mas, sobretudo, a formação de indivíduos éticos. O objetivo da atividade foi desenvolver uma postura crítica nos estudantes, que repense estes valores através da filosofia. Nesse sentido, apresentamos a teoria ética do filósofo Immanuel Kant. que trata da soberania da razão sobre as ações, as quais, embora subjetivas, devem ter intenções universais. Os discentes participaram fazendo perguntas, discutiram sobre a importância de pensar essas questões e propuseram soluções a partir dos princípios éticos. A própria escolha do nome do projeto incentivou uma participação dos estudantes de modo mais descontraído, estabelecendo uma aproximação dos conceitos com a realidade dos alunos. A metodologia foi realizada por meio de uma abordagem teórica do livro Fundamentação da Metafísica dos Costumes, de Kant. Diante dos resultados obtidos, percebemos que nossos objetivos foram alcançados. A partir dos conceitos vistos, os alunos compreenderam a necessidade da formação humana fundamentada numa teoria moral. Acreditamos que, com a reflexão da importância da filosofia ética, os estudantes poderão tornar-se multiplicadores desses valores, tanto dentro da escola como no núcleo familiar, enfim, no exercício de sua cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Monteiro de Almeida, J., Silva Andrade, A. C., Fonte da Silva, A., Barros Crispim, H. L., Soares, D. M., & Costeski, E. (2017). A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO ÉTICA NA ESCOLA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5539. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30563

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência