A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO BRASIL E A NATUREZA DA MÍDIA
Resumo
Na atualidade vemos o avanço das tecnologias, dos meios de comunicação e das redes, bem como da rápida dispersão das informações pelo globo, isto foi incorporado também no ensino de Geografia. O momento vivido pela sociedade contemporânea foi apontado por Santos nas suas formulações sobre o meio técnico-cientifico-informacional e demostrou o cuidado em que devemos ter com os discursos empreendidos pela globalização e principalmente com a mídia. Para tanto a presente discussão teve como objetivo observar a natureza da mídia a partir de documentários e filmes explorados na disciplina de Geografia do Brasil como motores das discussões e debates que foram utilizados conjuntamente com os textos que são trabalhados na disciplina, de modo a verificar os pros e contras deste fenômeno no ensino de Geografia. A forma de abordagem concebida se deu a partir do materialismo histórico-dialético. Como resultado temos que a mídia (abordada aqui a mesma, quanto todas as suas formas e não somente a trabalhada na indústria cinematográfica) deve ser trabalhada com cautela e consciência das informações que são transmitidas pela mesma para que não sejam cometidos equívocos, quanto a informações errôneas passadas por veículos de informação que não tenham respaldo em suas matérias e trabalhos, entretanto vemos também que a mídia pode e deve ser trabalhada em sala de aula, pelo fato desta possibilitar a aproximação dos temas estudados nas aulas de Geografia que se utilizam da linguagem cientifica com os aspectos contidos no cotidiano, da experiencia do vivido, o que enriquece mais os debates que cercam a disciplina de Geografia do Brasil e até extrapolam a mesma.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Junior, M. de O. S., & Furtado Sampaio, J. L. (2017). A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO BRASIL E A NATUREZA DA MÍDIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5541. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30565
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.