A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA FINS ESPECÍFICOS DAS ÁREAS DA SAÚDE
Resumo
Este trabalho tem como objetivo a observação dos desafios enfrentados no ensino de língua inglesa para fins específicos das ciências da saúde e estratégias para superá-los, com foco no desenvolvimento de material didático compatível com as necessidades dos estudantes individual e coletivamente, considerando seus diferentes cursos. De acordo com Hutchinson & Waters (1987), o material didático ajuda a organizar o processo de ensino-aprendizagem e, portanto, deve possibilitar uma estrutura que guie com clareza e coerência o professor e o estudante através de diferentes atividades que maximizem as chances de aprendizado. Para este estudo, foi observada uma turma compostas por estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia e Fisioterapia com nível intermediário de inglês. A maioria dos estudantes observados já costumava ler assuntos pertinentes aos seus cursos em língua inglesa, restando, porém, a dificuldade na produção e compreensão oral, além da produção escrita. O material didático desenvolvido tinha como objetivo abranger vocabulário e uso da língua inglesa em comum para as áreas em questão, sem deixar de lado os conhecimentos prévios do inglês, bem como os saberes específicos destes estudantes acerca de suas áreas de estudos. Estando o professor alheio aos saberes específicos das áreas da saúde, a colaboração dos estudantes foi fundamental para a elaboração do material. Para isso, o professor solicitou deles tópicos e materiais que eles gostariam de explorar em língua estrangeira. Após a seleção e exploração das sugestões dos estudantes, a participação e o engajamento da turma foram otimizados, reduzindo as dificuldades da elaboração de material ao mesmo tempo em que os estudantes alcançavam seus objetivos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Teixeira de Carvalho, D., Silva Teixeira, L. A., Turolo da Silva, A., Loiola Macedo, L. M., & Fortier Silva, D. C. (2017). A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA FINS ESPECÍFICOS DAS ÁREAS DA SAÚDE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5543. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30567
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.