A ESCOLA COMO INTERVENTORA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES: RELAÇÕES SOCIAIS, QUALIDADE DE ENSINO, EXPECTATIVAS E CORRESPONDÊNCIAS.

Autores

  • Ana Alice Lima de Sousa
  • Lia Karine Girão Mesquita
  • Danyelle Nilin Goncalves

Resumo

Há uma vasta discussão acerca do que seria a escola ideal e qual seria seu papel na constituição da personalidade e identidade do jovem. Pesquisamos nas escolas Liceu do Ceará EEMTI e EEMTI Iracema, tendo como objeto, especialmente, a relação entre os atores do processo de ensino e aprendizagem, ou seja, entre os gestores, professores e estudantes das escolas Liceu do Ceará EEMTI e EEMTI Iracema. Tais escolas iniciaram o período de inserção do modelo de educação em tempo integral no ano letivo de 2017. Optamos por mesclar estudos e métodos qualitativos e quantitativos, para entender como a escola afeta os estudantes e como esse formato de escola está sendo construído em escolas tão diferentes. Com isso, os dispositivos usados foram bastante variados de maneira a captar impressões mais subjetivas dos estudantes e obter informações mais objetivas, utilizando, além do questionário e dos pré-testes, a ferramenta dos grupos focais e da pesquisa em campo, o que revelou uma lacuna entre aquilo que é prometido e proposto para os alunos e o que é cumprido pelos gestores das escolas. Em suma, os estudantes demonstraram vontade de falar e serem ouvidos, demonstrando que ainda há muito a ser feito dentro das escolas públicas, que precisam estabelecer um diálogo mais claro com os estudantes, compreendendo que eles devem ter protagonismo no processo de construção de uma educação mais democrática e acessível a todos. Além disso, nos resultados percebemos, também, as particularidades de cada escola no que tange à estrutura, geografia e gestão, tornando cada escola um terreno específico, peculiar, diferente, que responde de acordo com a sua demanda, e, mesmo que haja tantas tentativas de se padronizar o processo educacional, devemos primeiro entender que não se trata de um processo fixo, estanque e uniforme.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Lima de Sousa, A. A., Girão Mesquita, L. K., & Goncalves, D. N. (2017). A ESCOLA COMO INTERVENTORA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES: RELAÇÕES SOCIAIS, QUALIDADE DE ENSINO, EXPECTATIVAS E CORRESPONDÊNCIAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5544. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30568

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência