A EXPERIÊNCIA DO MOMENTO DE APRECIAÇÃO MUSICAL NAS AULAS DE ARTES/MÚSICA: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID MÚSICA UFC/SOBRAL
Resumo
Este trabalho foi realizado a partir de relatos dos alunos das turmas de 9º ano A e B do Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral. O objetivo é mostrar, a partir dos relatos dos alunos, a contribuição das aulas do PIBID Música UFC/Sobral no que diz respeito a ampliação do repertório musical dos estudantes. O referencial metodológico da pesquisa teve como base a realização de um questionário aberto com os estudantes das turmas de 9º ano A e B, questionando em relação à construção do repertório dos alunos antes e depois das aulas do PIBID Música UFC/Sobral. Como resultados, aponta-se que a partir do momento de apreciação musical nas aulas de Artes/Música, os alunos tiveram um maior conhecimento no que diz respeito a variados estilos musicais que até então eles não conheciam ou que não tinham muito contato, como por exemplo: Manguebeat, Choro, Maxixe, Dobrados, Pessoal do Ceará e Axé. Os alunos também passaram a ter um olhar diferente no que diz respeito aos estilos musicais no sentido de não realizar julgamento e ter preconceitos com os estilos musicais antes de conhecê-los. De certa forma, eles compreenderam que cada estilo tem sua importância na construção cultural e musical da sociedade. Por fim, compreende-se a partir dos depoimentos coletados que o momento de apreciação musical e contextualização histórica, referente aos estilos musicais trabalhados em sala nas aulas de Artes/Música foram de suma importância para o aprendizado dos alunos e trouxe um novo olhar para os vários tipos de músicas, além de ampliar o conhecimento musical e cultural desses estudantes, no que diz respeito a Música no Brasil e no mundo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Carvalho, F. W. de P., Loiola de Sousa, J. D., Fernandes, I. dos S., & Ancelmo Benvenuto, J. E. (2017). A EXPERIÊNCIA DO MOMENTO DE APRECIAÇÃO MUSICAL NAS AULAS DE ARTES/MÚSICA: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID MÚSICA UFC/SOBRAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5545. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30569
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.