A EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO COMO UM DESENCADEADOR DA AÇÃO DOCENTE NO PIBID BIOLOGIA

Autores

  • Rafaela de Sousa Liberato
  • David Aguiar Moreno
  • Jose Roberto Feitosa Silva

Resumo

No ensino médio, os professores costumam utilizar certos termos científicos acreditando que os alunos irão compreendê-los por fazerem parte de um vocabulário pertencente a conteúdos de séries anteriores. Porém, em nosso estágio de observação,acompanhamos que a maioria dos alunos apresenta dificuldade na compreensão das aulas devido ao desconhecimento de alguns termos. A estratégia usada pelo professor da disciplina restringia-se apenas em rever conteúdos como forma de resgatar conhecimentos anteriores não compreendidos pela turma. Entretanto, nem sempre esse momento de revisão acontecia, além do desinteresse evidenciado pelos alunos através de conversas paralelas, no momento em que o professor novamente repetia a terminologia científica. Quando iniciamos o nosso planejamento para as atividades de regência tivemos bastante preocupação com relação a isso, e discutíamos da seguinte forma: será que eles conhecem esse termo? Que outra palavra poderíamos utilizar? Explicamos esse termo ou não é necessário? Que situações do cotidiano deles podemos usar nas explicações? Enfim, no início da aula sondávamos os alunos sobre seus conhecimentos prévios do tema, e a partir disso, tentávamos nos embasar e por em prática o recurso metodológico da aprendizagem significativa como forma de incentivar o interesse e participação dos alunos. Porém, apesar disso, encontramos dificuldades no desenvolvimento da aula, pois os alunos estavam acostumados a uma postura extremamente passiva de apenas receber o conteúdo que o professor estava ministrando, sem questionamentos ou reflexões. Pudemos constatar que ações que levem o protagonismo dos alunos no processo de sua própria aprendizagem, antecedem a simples exposição do conteúdo por parte do professor. Essas reflexões já estão fazendo parte da ação docente de uma das autoras, bolsista do PIBID Biologia, trazendo a questão do professor reflexivo como temática formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Liberato, R. de S., Moreno, D. A., & Feitosa Silva, J. R. (2017). A EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO COMO UM DESENCADEADOR DA AÇÃO DOCENTE NO PIBID BIOLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5546. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30570

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência