A GEOGRAFIA NA MÚSICA: RECONHECENDO AS REGIÕES DO BRASIL
Resumo
Este trabalho relata uma das atividades do subprojeto Geografia, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na ETI Maria do Socorro Alves Carneiro. A intervenção aconteceu numa turma do 7º ano. O Brasil é um país de grande extensão territorial, por isso estudar as características culturais de cada região em sala de aula pode ser uma tarefa difícil. O uso de metodologias de ensino diversificadas torna-se um meio necessário para tal tarefa. A intervenção teve como objetivo utilizar a interdisciplinaridade nas aulas de Geografia, facilitar a aprendizagem dos estudantes e expor as diferenças culturais existentes no Brasil. Os procedimentos foram os seguintes: seleção de dez músicas de cada região brasileira (foram selecionadas duas músicas de cada região); divisão dos estudantes em quatro equipes; entrega de uma ficha numerada de um a dez para cada equipe. Enquanto a música era executada, os estudantes escreviam em suas fichas qual região brasileira eles achavam que pertencia a música. No intervalo de cada música explicávamos sobre a origem da música e sobre as características culturais de cada lugar. Para finalizar, fizemos uma correção oral junto com os estudantes, divulgando as respostas corretas e marcando na lousa os pontos de cada equipe. No final, recolhemos as fichas para avaliar o índice de acertos. As respostas estavam em sua maioria corretas. Os estudantes deram algumas considerações sobre a intervenção. Todos acharam excelente a maneira como foi abordada a cultura brasileira, pois, para eles, juntar música e Geografia torna o aprendizado mais prazeroso e divertido, sendo esse o resultado esperado. Por fim, percebemos que a interdisciplinaridade no dia a dia dos estudantes é importante para facilitar a aprendizagem. Consideramos que trabalhar a cultura brasileira na escola contribui para o seu fortalecimento e para a dissolução de possíveis preconceitos sobre cada região do paísDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Carneiro, M. B., Soares Farias, C. S., Fernandes de Castro, J., Venâncio, L. M., Lima de Oliveira, L., & Silva Barbosa, M. E. (2017). A GEOGRAFIA NA MÚSICA: RECONHECENDO AS REGIÕES DO BRASIL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5547. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30571
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.