A GEOGRAFIA NA MÚSICA: RECONHECENDO AS REGIÕES DO BRASIL

Autores

  • Marnielly Barbosa Carneiro
  • Carlos Senna Soares Farias
  • José Fernandes de Castro
  • Luis Marcelino Venâncio
  • Leideane Lima de Oliveira
  • Maria Edivani Silva Barbosa

Resumo

Este trabalho relata uma das atividades do subprojeto Geografia, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na ETI Maria do Socorro Alves Carneiro. A intervenção aconteceu numa turma do 7º ano. O Brasil é um país de grande extensão territorial, por isso estudar as características culturais de cada região em sala de aula pode ser uma tarefa difícil. O uso de metodologias de ensino diversificadas torna-se um meio necessário para tal tarefa. A intervenção teve como objetivo utilizar a interdisciplinaridade nas aulas de Geografia, facilitar a aprendizagem dos estudantes e expor as diferenças culturais existentes no Brasil. Os procedimentos foram os seguintes: seleção de dez músicas de cada região brasileira (foram selecionadas duas músicas de cada região); divisão dos estudantes em quatro equipes; entrega de uma ficha numerada de um a dez para cada equipe. Enquanto a música era executada, os estudantes escreviam em suas fichas qual região brasileira eles achavam que pertencia a música. No intervalo de cada música explicávamos sobre a origem da música e sobre as características culturais de cada lugar. Para finalizar, fizemos uma correção oral junto com os estudantes, divulgando as respostas corretas e marcando na lousa os pontos de cada equipe. No final, recolhemos as fichas para avaliar o índice de acertos. As respostas estavam em sua maioria corretas. Os estudantes deram algumas considerações sobre a intervenção. Todos acharam excelente a maneira como foi abordada a cultura brasileira, pois, para eles, juntar música e Geografia torna o aprendizado mais prazeroso e divertido, sendo esse o resultado esperado. Por fim, percebemos que a interdisciplinaridade no dia a dia dos estudantes é importante para facilitar a aprendizagem. Consideramos que trabalhar a cultura brasileira na escola contribui para o seu fortalecimento e para a dissolução de possíveis preconceitos sobre cada região do país

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Carneiro, M. B., Soares Farias, C. S., Fernandes de Castro, J., Venâncio, L. M., Lima de Oliveira, L., & Silva Barbosa, M. E. (2017). A GEOGRAFIA NA MÚSICA: RECONHECENDO AS REGIÕES DO BRASIL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5547. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30571

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência