A IMPORTÂNCIA DA APRECIAÇÃO MUSICAL NAS AULAS DE ARTES/MÚSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID MÚSICA UFC/SOBRAL
Resumo
O presente trabalho compreende um relato de experiência acerca de uma atividade formativa específica desempenhada pelos bolsistas de Iniciação à Docência (ID), dentro das aulas de Artes/Música, realizadas na Escola Gerardo Rodrigues de Albuquerque através das ações do subprojeto Pibid Música UFC/Sobral. As intervenções do Pibid dentro da aula de Artes possui um planejamento comum e está organizada em em três momentos: 1. Letramento musical; 2. Apreciação musical com contextualização histórica e; 3. Prática de Repertório. É importante ressaltar que o recorte investigativo deste trabalho tem como foco descrever o contato dos alunos com a experiência em si sobre o momento de apreciação musical. Para tanto, tal prática metodológica contempla a apresentação e aproximação sonora com determinados estilos musicais; uma contextualização histórico-musical sobre os estilos trabalhados, desde sua criação, até os dias atuais, unindo a apreciação de músicas de cada época dentro do estilo estudado e; o levantamento de questionamentos sobre diversos estilos. Como resultados, observa-se o despertar da curiosidade dos alunos em saber mais sobre a história das músicas apreciadas por eles. O trabalho também traz o olhar reflexivo do bolsista atuante sobre o conteúdo abordado, através da observação das reações dos alunos. Além disso, observamos também que durante a escuta as reações dos estudantes eram bem diversas, mas todos tinham curiosidades no momento de compreender um pouco mais sobre o assunto. Por fim, ao conhecer mais sobre os estilos, o estudante amplia sua capacidade crítica, analisando a música e o contexto em que se insere, entendendo suas raízes e todo o processo que passou até hoje e, aumentando seu leque de conhecimento musical.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Cunha de Souza, J., Edite Rocha de Sousa, M. E., Júlio, L. N., & Ancelmo Benvenuto, J. E. (2017). A IMPORTÂNCIA DA APRECIAÇÃO MUSICAL NAS AULAS DE ARTES/MÚSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID MÚSICA UFC/SOBRAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5548. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30572
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.