A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA INCLUSÃO
Resumo
A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA INCLUSÃO (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) A segregação ou exclusão ocorre quando o indivíduo não está dentro dos padrões de desenvolvimento típico, o sistema de ensino atual não foi programado, para lidar com esta diferença e resulta na falta de um dos princípios pedagógicos " Educação de qualidade para todos". A teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner consiste em uma divisão entre as áreas em que a inteligência pode se manifestar e desenvolver, todas elas podem ser estimuladas, e para a manutenção de um individuo capaz de múltiplas tarefas deve haver o equilíbrio entre elas. Dentro das escolas os alunos sofrem cada vez mais com dificuldades para entender matérias que nem sempre desenvolvem todas as inteligências, ao se verem incapazes de conseguir algo, eles se desestimulam, faltam excessivamente, tiram notas baixas e até desistem de estudar. Foi desenvolvido um projeto de 10 intervenções nas quais os alunos vivenciam o desenvolvimento das inteligências em sala de aula. Com intervenções que se iniciaram pela inteligência intrapessoal, como maneira de motivação para o melhor desenvolvimento nas intervenções seguintes. Passando por aulas de dança e jogos de dama e jogos da velha gigantes, estimulamos os alunos à usar e desenvolver suas inteligências em diferentes situações, dentro da escola. Diante disso, foi perceptível que a melhoria nos alunos não foi só motivacional, mas comportamental, como em suas notas e relacionamento com colegas. A introdução do desenvolvimento direto das Inteligências Múltiplas estimula o nivelamento do conhecimento e do respeito entre o estudantes, pois diante de momentos de desenvolvimento de diferentes inteligências os que tinham facilidades em algumas respeitavam os que tinham em outras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Mota Girao, N. B., Paes, I. M. de S., & Limaverde Gomes, A. L. (2017). A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA INCLUSÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5553. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30577
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.