A IMPORTÂNCIA DOS PILARES DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO MÉTODO ENRIQUECEDOR PARA ENSINO DE FILOSOFIA.

Autores

  • Sara Maria Bezerra dos Santos
  • Elisabeth Leadebal de Araújo Alcoforado
  • Milenna Carvalho Leite Gondim
  • Pedro Henrique de Sousa
  • Adauto Lopes da Silva Filho

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo falar sobre uma experiência pedagógica na área do ensino de Filosofia utilizando-se os pilares da Aprendizagem Cooperativa. Tal experiência teve como contexto a sala de aula do nível médio ocorrida no Colégio Justiniano de Serpa onde atuamos como bolsista do PIBID/Filosofia da UFC. A Aprendizagem Cooperativa apresenta os pilares fundamentais para o desenvolvimento dinâmico e satisfatório do processo ensino e aprendizagem, proporcionando ao aluno o desenvolvimento das suas habilidades e proatividade, cuja dinâmica requer um professor facilitador, e não direcionador como nas aulas tradicionais. Essa metodologia possibilita o aluno a desenvolver o senso de responsabilidade pelo seu próprio aprendizado, aumentando o sentimento de pertença à instituição de ensino, criando relações de confiança e de amizade com os integrantes do grupo, inclusive refletindo sobre o êxito ou fracasso dos resultados, o que tem valiosa influência sobre a sua autonomia. Como oportunidade ofertada pelo PIBID foi possível, no período 2016.2 a 2017.1, a realização de um Projeto acerca do ensino de Filosofia orientado por este método. Como resultados parciais destacamos que os conceitos e debates filosóficos despertaram o interesse dos alunos pela leitura, dedicação maior aos estudos e o seu desempenho nas aulas. Como conclusão podemos afirmar que a Aprendizagem Cooperativa instiga os estudos dos alunos, promove a autonomia e responsabilidade, desenvolve a visão crítica e melhora a autoestima. Portanto, os resultados foram alcançados conforme almejamos no nosso Projeto. Os nossos agradecimentos à CAPES pela concessão de bolsas para o desenvolvimento do nosso trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Bezerra dos Santos, S. M., Alcoforado, E. L. de A., Leite Gondim, M. C., Henrique de Sousa, P., & Filho, A. L. da S. (2017). A IMPORTÂNCIA DOS PILARES DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO MÉTODO ENRIQUECEDOR PARA ENSINO DE FILOSOFIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5555. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30579

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência