A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Francisco Renato da Silva Soares
  • Deyse Mara Romualdo Soares
  • Gabrielle Sales Lustosa
  • Jéssica Santos da Silva
  • Robson Carlos Loureiro
  • Luciana de Lima

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o uso de recurso audiovisual no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Estrangeira, identificando seus principais benefícios, consequências e deficiências, esclarecendo de que modo e quais recursos podem ser utilizados nas aulas pelos docentes. As aulas de Língua Estrangeira, nas quais se observam a pouca interação do professor e do aluno, bem como do aluno e dos conteúdos de sua aprendizagem, começam a se modificar. Com o advento da linguagem audiovisual e sua inserção na escola, as imagens, os sons e os movimentos surgem como uma ferramenta útil e capaz de desenvolver experiências críticas, discussões e atividades dinâmicas para o seu ensino. A dificuldade de inserção de materiais didáticos tecnológicos em sala de aula, ao longo da história da educação e das práticas educativas, está sendo discutida e reavaliada, e esses materiais estão sendo inseridos cada vez mais no processo de ensino-aprendizagem. Há uma reflexão dos docentes atuais, com uma perceptível mudança na metodologia, haja vista a necessidade do aluno em vivenciar a comunicação na língua estudada, vivência que o uso do recurso audiovisual pode proporcionar com maior interação entre a língua e sua aprendizagem. Há também um crescimento do interesse do aluno, a progressão dos conteúdos, a assimilação do vocabulário e, consequentemente, uma aprendizagem mais significativa, explicitando a importância e a eficácia do uso dos recursos audiovisuais. Este uso faz com que os alunos, entre erros e acertos, experimentem e opinem dinamicamente sobre os assuntos abordados, bem como se coloquem ativamente nas discussões sobre o contexto da segunda língua que estão aprendendo. Ao conhecer uma nova língua, o aluno se depara com um grande desafio, ficando na respeitabilidade do professor mostrar os bens culturais que essa língua engloba, apontando os pontos de convergência e de contraste, levando o aluno a observar situações reais de uso do idioma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Soares, F. R. da S., Romualdo Soares, D. M., Lustosa, G. S., Santos da Silva, J., Loureiro, R. C., & Luciana de Lima. (2017). A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5556. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30580

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência