A INSERÇÃO DO PIBID NAS ESCOLAS DE SOBRAL: UM ESTUDO MULTICASO ENTRE OS CENÁRIOS MUSICAIS DAS ESCOLAS DINORAH TOMAZ RAMOS, NETINHA CASTELO E LUIZ FELIPE

Autores

  • Moises Vieira da Silva Santos
  • Vitor Nascimento
  • Antônio Furtado Araújo Junior
  • Jose Alvaro Lemos de Queiroz

Resumo

A proposta de pesquisa surgiu devido a uma demanda de mudança de contexto de atuação escolar vivenciada pela equipe de bolsistas de Iniciação a Docência do subprojeto PIBID Música UFC/Sobral, durante os anos 2014 a 2017. O objetivo deste trabalho é identificar as semelhanças e diferenças dos cenários musicais com relação às experiências de ensino e de aprendizagem de música no ambiente da escola pública. O referencial metodológico teve como base a análise de parâmetros como materiais de apoio, instrumentos musicais, infraestrutura e faixa-etária. Como resultados, aponta-se que: a) em todas as escolas não houve problemas de inserção dos bolsistas e elas tiveram a preocupação de oferecer o melhor suporte dentro de suas possibilidades; b) há uma diferença entre as infraestruturas das três escolas, o que interfere consideravelmente no trabalho formativo desenvolvido; c) as escolas possuem os materiais de apoio necessários para o bom desenvolvimento das aulas de música (Caixa de som, televisão, projetor e computador) embora, em uma delas o acesso a estes equipamentos seja um pouco restrito d) é comum às escolas os instrumentos musicais encontrarem-se desgastados, e se resumem a poucos violões e a instrumentos percussivos e e) a adesão dos alunos às intervenções em sala é bastante plausível, pois a música no ambiente escolar é algo novo e os estudantes são bem receptivos e atentos às aulas, embora isso não corresponda à totalidade deles. Em cada escola há uma faixa-etária diferente, o que muda completamente a atuação dos bolsistas, pois é aplicada para cada contexto uma metodologia diferente. As atividades de contraturno (oficinas) aconteceram em todas as escolas, e pelo fato de haver muitas atividades ofertadas, contava-se com poucos estudantes. Por fim, compreende-se que a partir da análise dos cenários escolares musicais citados, há compatibilidades e divergências de realidades, e estas variações proporcionaram aos bolsistas ID boas experiências enquanto docentes.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Santos, M. V. da S., Nascimento, V., Araújo Junior, A. F., & Lemos de Queiroz, J. A. (2017). A INSERÇÃO DO PIBID NAS ESCOLAS DE SOBRAL: UM ESTUDO MULTICASO ENTRE OS CENÁRIOS MUSICAIS DAS ESCOLAS DINORAH TOMAZ RAMOS, NETINHA CASTELO E LUIZ FELIPE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5558. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30582

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência