A POLÍTICA VAI À ESCOLA? REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DO REGIME DEMOCRÁTICO EM ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DE FORTALEZA.
Resumo
O presente trabalho busca captar a percepção de democracia entre estudantes de ensino médio da rede pública de ensino e privada. Para tanto, foram aplicados questionários com perguntas sobre a importância da participação no processo eleitoral, o direito de voto, a interferência de religiões nas decisões do Estado e sobre o que seria democracia, em turmas de segundo e terceiro ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Arquiteto Rogério Fróes, situado no bairro Cidade 2000, e do Colégio Lourenço Filho, com sede no bairro Parangaba. Por meio de tabulação de dados e análise qualitativa das respostas, buscamos compreender, a partir da teoria democrática (SCHUMPETER, 1942; MIGUEL, 2012), se há, entre os estudantes, adesão às condições necessárias para a existência do regime democrático e, também, perceber quais os seus entendimentos de democracia e como essas noções são variantes entre os dois grupos escolares, apresentando como hipótese que há uma diferença relacionada com as disparidades socioeducacionais. Refletimos, ainda, sobre o fundamental papel da escola na educação cidadã e “no aprimoramento da pessoa humana”, como indicam as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (MORAES, 2008), preparando o aluno para uma participação política efetiva, consciente do funcionamento do Estado e do sistema político brasileiro, um passo fundamental para a qualificação da democracia brasileira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Alexandre de Araujo, M., Machado da Silva, C., & Goncalves, D. N. (2017). A POLÍTICA VAI À ESCOLA? REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DO REGIME DEMOCRÁTICO EM ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DE FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5561. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30585
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.