A POLÍTICA VAI À ESCOLA? REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DO REGIME DEMOCRÁTICO EM ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DE FORTALEZA.

Autores

  • Matheus Alexandre de Araujo
  • Carina Machado da Silva
  • Danyelle Nilin Goncalves

Resumo

O presente trabalho busca captar a percepção de democracia entre estudantes de ensino médio da rede pública de ensino e privada. Para tanto, foram aplicados questionários com perguntas sobre a importância da participação no processo eleitoral, o direito de voto, a interferência de religiões nas decisões do Estado e sobre o que seria democracia, em turmas de segundo e terceiro ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Arquiteto Rogério Fróes, situado no bairro Cidade 2000, e do Colégio Lourenço Filho, com sede no bairro Parangaba. Por meio de tabulação de dados e análise qualitativa das respostas, buscamos compreender, a partir da teoria democrática (SCHUMPETER, 1942; MIGUEL, 2012), se há, entre os estudantes, adesão às condições necessárias para a existência do regime democrático e, também, perceber quais os seus entendimentos de democracia e como essas noções são variantes entre os dois grupos escolares, apresentando como hipótese que há uma diferença relacionada com as disparidades socioeducacionais. Refletimos, ainda, sobre o fundamental papel da escola na educação cidadã e “no aprimoramento da pessoa humana”, como indicam as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (MORAES, 2008), preparando o aluno para uma participação política efetiva, consciente do funcionamento do Estado e do sistema político brasileiro, um passo fundamental para a qualificação da democracia brasileira.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Alexandre de Araujo, M., Machado da Silva, C., & Goncalves, D. N. (2017). A POLÍTICA VAI À ESCOLA? REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DO REGIME DEMOCRÁTICO EM ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DE FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5561. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30585

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência