A QUIMICA DOS PRODUTOS CAPILARES COMO ESTRATÉGIA DE CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Luiz Henrique da Costa Souza
  • Rochanna Luane Aires Lima
  • José Dirceu Tomaz
  • Jackson Rodrigues de Sousa

Resumo

A contextualização no ensino de Química se configura como um recurso pedagógico por meio do qual é possível a aproximação do cotidiano dos estudantes aos conteúdos científicos presentes na estrutura curricular do Ensino Médio. Entretanto, tal conceito não se limita a exemplificação de fenômenos naturais e deve ser aplicado pelos professores, de forma que a abordagem dos conteúdos seja analisada sob uma perspectiva ambiental, social e política. Nesse contexto, o grupo do PIBID – Química desenvolveu e aplicou uma aula com as turmas de 2º ano do Ensino Médio da E.E.F.M. Santo Afonso com a temática “A Química dos produtos capilares”. Inicialmente, foi elaborado um plano de aula, no qual definiu-se as estratégias a serem usadas na execução das atividades. Em um primeiro momento, através do método expositivo dialogado, houve uma discussão com relação a estrutura bioquímica do cabelo. Em seguida, foram explanados alguns conceitos como dispersões, soluções, coloides e suspensões, contextualizando-os com a temática dos produtos capilares. Adicionalmente, foram realizados experimentos em que foram verificadas o pH de xampus e as propriedades coloidais de géis capilares. Posteriormente, discutiu-se com os estudantes acerca dos cuidados necessários com relação ao uso de produtos capilares e a importância da Química no bem-estar do ser humano, desmistificando, assim, o caráter ruim que por vezes é atribuído a esta ciência. Ao final, aplicou-se um questionário com o intuito de se avaliar a atividade e o aprendizado por parte dos estudantes com relação aos conteúdos abordados. Observou-se, após a atividades, estudantes mais motivados, participantes e interessados, indicando, portanto, que a contextualização dos conteúdos contribui de forma significativa para o processo de aprendizagem. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento e ainda está sendo aplicada em outras turmas para se avaliar sua eficácia no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Souza, L. H. da C., Aires Lima, R. L., Tomaz, J. D., & Rodrigues de Sousa, J. (2017). A QUIMICA DOS PRODUTOS CAPILARES COMO ESTRATÉGIA DE CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5564. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30588

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência