A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA VIVENCIADA NO PROJETO “LICEU VAI A CAMPO”
Resumo
A aula de campo é uma metodologia essencial para a disciplina de Geografia, pois através de sua aplicação, os educandos têm a oportunidade de construir na prática os conceitos discutidos em sala. Com o intuito de relacionar prática e teoria, o subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolveu o Projeto “Liceu vai a campo”, na EEM Liceu de Messejana, com intervenções nas turmas de 1º ano. Objetivamos proporcionar a vivência sobre os conhecimentos geográficos apresentados em sala de aula, através das aulas de campo, e melhorar a aprendizagem dos educandos; desenvolver o senso crítico e a consciência da importância da preservação ambiental. Diante da necessidade de novos instrumentos que proporcionem a aprendizagem dos educandos e contribuam para uma melhoria na educação, a aula de campo apresenta-se como uma ferramenta, onde a Geografia evidencia-se em todos os seus aspectos, tornando-se uma disciplina que interessa e seduz os educandos mediante um aprendizado significativo. A metodologia ocorreu através da intervenção em sala de aula, para a introdução dos temas que seriam abordados em campo. Após essa explanação, agendamos uma aula de campo nas dunas da Sabiaguaba, onde houve uma explicação sobre o que é uma Área de Proteção Ambiental (APA) e como foi instituída a APA da Sabiaguaba; discutimos sobre as relações entre sociedade e meio ambiente, abordamos sobre os impactos ambientais presentes nas dunas e nas áreas de mangue do rio Cocó e o uso e ocupação do solo da região. No local, discutimos sobre a importância de atividades como essas nas aulas de Geografia. Percebemos que a proposta foi bem aceita e os educandos se mostraram bastante satisfeitos. Portanto, a utilização das aulas de campo como recurso metodológico, mostra-se como um instrumento fundamental para o ensino da Geografia, assim deve ser apoiada e valorizada, para que haja uma melhor aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Sousa, F. W. da S., Oliveira, E. C., Consul, T. P., Quixadá, L. M., & Silva Barbosa, M. E. (2017). A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA VIVENCIADA NO PROJETO “LICEU VAI A CAMPO”. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5566. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30590
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.