A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA VIVENCIADA NO PROJETO “LICEU VAI A CAMPO”

Autores

  • Francisco Wendel da Silva Sousa
  • Eduardo Castro Oliveira
  • Thiago Pontes Consul
  • Leonardo Moreira Quixadá
  • Maria Edivani Silva Barbosa

Resumo

A aula de campo é uma metodologia essencial para a disciplina de Geografia, pois através de sua aplicação, os educandos têm a oportunidade de construir na prática os conceitos discutidos em sala. Com o intuito de relacionar prática e teoria, o subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolveu o Projeto “Liceu vai a campo”, na EEM Liceu de Messejana, com intervenções nas turmas de 1º ano. Objetivamos proporcionar a vivência sobre os conhecimentos geográficos apresentados em sala de aula, através das aulas de campo, e melhorar a aprendizagem dos educandos; desenvolver o senso crítico e a consciência da importância da preservação ambiental. Diante da necessidade de novos instrumentos que proporcionem a aprendizagem dos educandos e contribuam para uma melhoria na educação, a aula de campo apresenta-se como uma ferramenta, onde a Geografia evidencia-se em todos os seus aspectos, tornando-se uma disciplina que interessa e seduz os educandos mediante um aprendizado significativo. A metodologia ocorreu através da intervenção em sala de aula, para a introdução dos temas que seriam abordados em campo. Após essa explanação, agendamos uma aula de campo nas dunas da Sabiaguaba, onde houve uma explicação sobre o que é uma Área de Proteção Ambiental (APA) e como foi instituída a APA da Sabiaguaba; discutimos sobre as relações entre sociedade e meio ambiente, abordamos sobre os impactos ambientais presentes nas dunas e nas áreas de mangue do rio Cocó e o uso e ocupação do solo da região. No local, discutimos sobre a importância de atividades como essas nas aulas de Geografia. Percebemos que a proposta foi bem aceita e os educandos se mostraram bastante satisfeitos. Portanto, a utilização das aulas de campo como recurso metodológico, mostra-se como um instrumento fundamental para o ensino da Geografia, assim deve ser apoiada e valorizada, para que haja uma melhor aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Sousa, F. W. da S., Oliveira, E. C., Consul, T. P., Quixadá, L. M., & Silva Barbosa, M. E. (2017). A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA VIVENCIADA NO PROJETO “LICEU VAI A CAMPO”. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5566. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30590

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência