A UTILIZAÇÃO DE MAQUETES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA

Autores

  • Luis Marcelino Venancio
  • Leideane Lima de Oliveira
  • Carlos Senna Soares Farias
  • Marnielly Barbosa Carneiro
  • Jose Fernandes de Castro
  • Maria Edivani Silva Barbosa

Resumo

Este trabalho relata uma das atividades do subprojeto Geografia, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na ETI Maria do Socorro Alves Carneiro. A intervenção aconteceu nas turmas do 7° ano C e 8° ano A. A Geografia é um componente curricular da educação básica que trabalha com conteúdos relacionados aos fenômenos sociais e naturais. O desafio para professores é adotar metodologias adequadas para melhor compreensão desses conteúdos. No que se refere à Geografia física, a construção de maquetes é uma boa escolha para trabalhar, por exemplo, relevo e hidrografia. O objetivo dessa prática foi compreender a transformação da paisagem ao longo do curso de um rio através de sua representação em forma de maquete. A construção da maquete tem o intuito de fazer com que os alunos visualizem melhor cada uma das partes do rio, além de ajudá-los a compreender os conhecimentos apreendidos durante as aulas teóricas. Os procedimentos para fazer essa intervenção foram os seguintes: os estudantes foram divididos em 3 grupos e cada um ficou responsável por construir uma das partes da maquete que representasse parte do curso de um rio; os materiais (base da maquete, elementos da paisagem como árvores, casas etc.) foram previamente confeccionados pelas equipes e bolsistas, como forma de diminuir o tempo para montagem final da maquete; cada grupo foi orientado pelos bolsistas, dando pequenas explicações sobre a formação dos rios e como eles se estruturam. Após a montagem de cada curso do rio, os grupos apresentaram o seu trabalho com pequenas explicações sobre o rio. Podemos perceber que os estudantes conseguiram compreender melhor as explicações durante a construção e montagem da maquete, pois os próprios estudantes fizeram perguntas para, assim, conseguir construir a maquete. A atividade apontou para o protagonismo dos estudantes em sala de aula através do trabalho em grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Venancio, L. M., Lima de Oliveira, L., Soares Farias, C. S., Carneiro, M. B., Fernandes de Castro, J., & Silva Barbosa, M. E. (2017). A UTILIZAÇÃO DE MAQUETES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5568. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30592

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência