A UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES E EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS

Autores

  • Rochanna Luane Aires Lima
  • Luiz Henrique da Costa Souza
  • José Dirceu Tomaz
  • Jackson Rodrigues de Sousa

Resumo

A Química é considerada pelos alunos uma disciplina de difícil compreensão uma vez que os conteúdos são ensinados por meio de fórmulas e definições complexas que prejudicam o entendimento da matéria. Deste modo, é de suma importância o emprego de métodos que possam motivar os estudantes na assimilação de conhecimentos de uma forma significativa.Com o objetivo de se distanciar da aprendizagem memorística, elaborou-se um plano de aula para duas turmas da 1ª série do Ensino Médio da E.E.F.M Santo Afonso no qual foi utilizado um simulador que mostra a evolução histórica dos modelos atômicos e como ocorrem as transições eletrônicas. A atividade foi realizada no laboratório de informática da escola, que é composto por 13 computadores. À princípio, os alunos foram divididos em duplas e posteriormente foi realizada uma sondagem no intuito de se conhecer o nível de aprendizagem. Em seguida, houve uma discussão sobre toda a evolução dos modelos atômicos, ilustrando cada etapa com auxílio do simulador. Deste modo, o assunto tornou-se menos abstrato e os alunos conseguiram ter uma melhor visualização de toda a estrutura do átomo e como se deu essa evolução. Encerradas as apresentações e discussões, os bolsistas do PIBID realizaram um experimento de fluorescência da clorofila, onde foi possível se observar o fenômeno de transições eletrônicas que ocorrem a nível subatômico, e já apresentado anteriormente no simulador. Por fim, aplicou-se um questionário aos estudantes que participaram da atividade, com a finalidade de se avaliar a importância do método utilizado no processo de aprendizagem. Pôde-se observar uma grande interação entre os estudantes durante a aula, contribuindo para a construção do conhecimento. Os dados obtidos do questionário de avaliação, indicam que a utilização de simuladores e experimentos foi importante para uma melhor compreensão dos conteúdos abordados, facilitando, portanto, o processo de aprendizagem de um conteúdo considerado abstrato.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Aires Lima, R. L., Souza, L. H. da C., Tomaz, J. D., & Rodrigues de Sousa, J. (2017). A UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES E EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5569. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30593

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência