APRECIAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA E SUAS REFLEXÕES: RELATOS DAS PROVOCAÇÕES GERADAS EM MEIO ÀS AULAS DE MÚSICA NO C. S. E. T. I. MARIA DORILENE ARRUDA ARAGÃO

Autores

  • Keylla Maria Lourenco Rocha
  • Evaldo Pereira da Silva
  • Jose Alvaro Lemos de Queiroz

Resumo

Este trabalho foi realizado a partir das provocações e reflexões geradas em alunos do 6º e 7º ano do C. S. E. T. I. Maria Dorilene Arruda Aragão durante a apreciação musical nas aulas de Artes/Música realizadas na escola. Os bolsistas ID do PIBID da UFC-Sobral, que atuam em três escolas municipais de Ensino Fundamental, abordaram em cada mês um gênero musical diferente, numa perspectiva interdisciplinar sobre o fazer musical. O objetivo principal foi apresentar diferentes contextos musicais, com o intuito de fazer com que os estudantes descubram novas possibilidades e ampliem seus conceitos em relação aos gêneros musicais, principalmente os que não fazem parte do cotidiano do aluno, para assim, possibilitar uma geração de melhores ouvintes, capazes de compreender e aceitar a diversidade musical de culturas e épocas diferentes. Inicialmente foi feita uma sondagem sobre o gosto musical dos estudantes e propostos novos gêneros musicais. Cada gênero despertou reações diversas, pois cada estudante tinha para si um modelo estereotipado, onde apresentavam seus pontos de vista desprovidos de qualquer reflexão e/ou contextualização. Cada aula continha um material de áudio e vídeo com informações que abrangiam todo o contexto social, histórico e cultural do referido gênero levando os estudantes a uma escuta reflexiva. Como resultados, observamos que: a) há uma diferença quanto à questão da infraestrutura de uma escola para outra; b) a escola possui os materiais de apoio necessários para uma aula de música; c) na maioria das escolas, os instrumentos musicais estavam desgastados e se resumiam ao violão e a instrumentos percussivos e d) os problemas de inserção dos bolsistas foram poucos, pois a direção teve o cuidado de ajustar os horários de aula com os bolsistas. A partir dos depoimentos coletados concluímos que os problemas encontrados foram poucos e puderam ser contornados, demonstrando que é possível ensinar música no contexto escolar.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Lourenco Rocha, K. M., Pereira da Silva, E., & Lemos de Queiroz, J. A. (2017). APRECIAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA E SUAS REFLEXÕES: RELATOS DAS PROVOCAÇÕES GERADAS EM MEIO ÀS AULAS DE MÚSICA NO C. S. E. T. I. MARIA DORILENE ARRUDA ARAGÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5582. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30606

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência