APROXIMAR É CONHECER E FAZER CONHECER: UM APRENDIZADO DE FUTUROS DOCENTES DE BIOLOGIA FORA DA SALA DE AULA
Resumo
Superar os limites do cotidiano quanto às transmissões de caráter conteudista e às ações pedagógicas dentro da sala de aula deve ser um objetivo primordial do professor. Respeitar os saberes dos alunos é estar apto, disponível e disposto para a saciar sua curiosidade e inquietações, assumindo que os estudantes são indivíduos históricos, sociais e em processo constante de mudanças influenciadas também pela ação docente. Este trabalho tem como principal objetivo aproximar professores e alunos num processo de construção de conhecimentos e sentidos. Diante da falta de interesse dos alunos da escola Liceu do Conjunto Ceará em participar de algumas atividades propostas pelo PIBID Biologia da UFC, foi refletida como necessária uma intervenção na rotina escolar deles utilizando uma parte do acervo de materiais didáticos. Foram confeccionados cartazes contendo uma chamada de atenção como "Tire suas dúvidas aqui!" para que os jovens da escola pudessem aproximar-se de uma mesa onde todos os modelos didáticos foram posicionados, além de uma caixa para que depositassem ali suas dúvidas anotada. A maioria das perguntas envolveram os temas de sexualidade e drogas como "Masturbação mata?", “Drogas afeta? Por que?” e "Por que, às vezes ocorre o aborto espontâneo?", o PIBID Biologia recorreu à pesquisa nessas áreas. A atividade rica em experiências é de suma importância ao professor, pois pode abordar o tema de maneira diferente com a utilização de modelos didáticos. Assim como presencialmente, a pesquisa por parte dos bolsistas foi necessária para que as dúvidas tivessem respostas conforme cada uma delas, visto a grande responsabilidade que cada um teve para que nada fosse ensinado incorretamente. É importante salientar que toda a atividade estimulou não somente a prática docente dos bolsistas, mas também a prática de pesquisas para o campo educacional, algo que é escasso em detrimento dos estudos da ciência biológica experimental positivista.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Moreira dos Santos Andrade, A. A., Maciel de Souza, F., Damasceno, T. T. da S., Ferreira de Sousa, F. U., & Feitosa Silva, J. R. (2017). APROXIMAR É CONHECER E FAZER CONHECER: UM APRENDIZADO DE FUTUROS DOCENTES DE BIOLOGIA FORA DA SALA DE AULA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5584. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30608
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.