APROXIMAÇÃO ENTRE PROFESSOR-ALUNO COMO INSTRUMENTO DE ADESÃO ÀS AULAS EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Intrudução: A escola é um ambiente de diversidade e representações, essas quando silenciadas podem reprimir os processos de formação pessoal e identitária dos jovens. Muitas vezes expostos a situações que não os agradam, os alunos deixam de participar das aulas, muitas vezes evadindo a quadra de educação física. Porém, é muito comum que em ambientes recreativos ou de livre lazer os mesmos alunos possam demonstrar interesse pela adesão a pratica de atividade física, motivados pelo seu próprio interesse. Objetivo: O intuito desse trabalho é discutir uma possibilidade de estratégia para atingir uma maior adesão dos alunos nas praticas propostas pelos professores e com isso aumentar a participação e protagonismo nas aulas de educação física. Metodologia: Os bolsistas observaram as discussões dos alunos em rodas de conversas sobre o que sentem e o que querem das aulas de educação física, ocorrendo uma aproximação entre discente e docente. Após esse momento, em uma conversa, entre os bolsistas e o professor supervisor, foi proposto dividir a aula em dois momentos: Um didático e um recreativo, sendo um orientado pelo professor e o outro pelos próprios alunos. Resultados: Após essa intervenção a participação cresceu e manteve-se constante ao desenrolar do tempo da aula. Tendo aderência tanto no momento didático quanto no recreativo. Conclusão: Devido a proposta possuir um caráter dinâmico, tornou-se mais atrativo para os alunos por ter um momento onde possam aprender algo novo, que desperta a curiosidade e novos desafios e o momento onde eles podem aplicar seus interesses nas atividades. Sendo assim eles se mostram mais acessíveis para a aula.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Almeida da Silva, P. L., Dourado, Y. R. da S., & Cortonesi, L. M. (2017). APROXIMAÇÃO ENTRE PROFESSOR-ALUNO COMO INSTRUMENTO DE ADESÃO ÀS AULAS EDUCAÇÃO FÍSICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5585. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30609
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
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