AS CONSTRUÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO NAS PÁGINAS DAS REVISTAS: UMA ATIVIDADE REALIZADA COM OS ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO LICEU EEMTI
Resumo
Reconhecendo a importância de debater sobre os diferentes papéis que homem e mulher assumem na sociedade, o Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de Sociologia do Liceu do Ceará construiu, juntamente ao Professor Leonardo Carneiro, uma atividade que visa proporcionar uma discussão sobre como esses papéis são representados pela mídia e como, através dela, são introduzidos e naturalizados no cotidiano dos alunos, influenciando o comportamento de homens e mulheres de acordo com o que se entende por masculino e feminino. Os alunos do primeiro ano foram divididos em pequenos grupos, de no máximo 5 pessoas, e foram orientados a confeccionar cartazes com imagens retiradas de revistas, retratando essa disparidade de papéis. Os bolsistas do Pibid presentes, juntamente ao professor, ficaram auxiliando e tirando as dúvidas que surgiam. Tendo feito os cartazes, os alunos foram instruídos a apresentá-los para o restante da turma, explicando os critérios utilizados na escolha das figuras e suas impressões sobre a influência que essas representações têm. Ao selecionar as imagens das revistas, cada aluno teve a oportunidade de refletir sociologicamente sobre elementos de seu cotidiano, de como algumas informações podem influenciar suas formas de agir, pensar e perceber o mundo. A atividade teve grande adesão e muitos alunos relataram que, por meio dela, puderam perceber como a sociedade naturaliza certos comportamentos que são construções sociais. Após as apresentações, os cartazes foram expostos na escola pelos bolsistas do Pibid de Sociologia, de forma que alunos de outras turmas pudessem também observar os resultados dessa atividade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Girao Mesquita, L. K., Gomes, L. de S., & Goncalves, D. N. (2017). AS CONSTRUÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO NAS PÁGINAS DAS REVISTAS: UMA ATIVIDADE REALIZADA COM OS ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO LICEU EEMTI. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5586. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30610
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.