AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE DIZEM AS PESQUISAS

Autores

  • Nayara Freitas da Silva
  • Janne Mary Alves Linhares
  • Paulo Sérgio Oliveira Coelho da Silva Júnior
  • Maria Jose Albuquerque da Silva

Resumo

O presente trabalho foi realizado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), cujo foco é contribuir com o processo formativo dos graduandos mediante a inserção em escolas da rede pública de ensino com ações de alfabetização e letramento. O objetivo é identificar as repercussões do Programa para a formação de professores, por meio de trabalhos científicos desenvolvidos em cursos de mestrado e doutorado em educação no Brasil, no período de 2015 a 2016 versando sobre as contribuições do PIBID na formação de professores. Como metodologia foi realizado buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A primeira busca foi realizada com as palavras-chave "pibid" e "formação de professores", resultando em 71 produções, entre teses e dissertações. Em seguida refinamos a busca com o filtro “Assunto” selecionando a opção “PIBID”, o que resultou em 17 trabalhos, 15 dissertações e 2 teses. Por meio da análise dos resumos das 17 produções constantes na plataforma selecionamos um total de duas para compor esta pesquisa, abordando sobre o PIBID e suas contribuições efetivas à constituição da identidade docente. Foi possível constatar, de acordo com Caporale (2015) que o PIBID possibilita espaços de reflexão acerca da docência, bem como amplia a permanência dos futuros docentes nas escolas públicas. Vicente (2016) relata que o programa auxilia na construção mais sólida da identidade docente para os bolsistas participantes do PIBID. Podemos concluir que o Porgrama de formação de professores oferece aos cursos de licenciaturas, portanto, aos professores em formação, contributos significativos para uma formação docente de qualidade, proporcionando aos estudantes uma relação teórico-prática, por meio da qual favorece o enfrentamento de situações cotidianas na escola e assim poderá se preparar para os desafios que permeiam a profissão de professor.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Freitas da Silva, N., Alves Linhares, J. M., Oliveira Coelho da Silva Júnior, P. S., & Albuquerque da Silva, M. J. (2017). AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE DIZEM AS PESQUISAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5587. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30611

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência